Universidade Federal de Minas Gerais

Foto: Foca Lisboa
exreitoravanessa.jpg
Vanessa Guimarães Pinto, ex-reitora da UFMG

Vanessa Guimarães recebe título de Professor Emérito da UFMG

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005, às 9h23

A ex-reitora Vanessa Guimarães Pinto recebe, nesta sexta-feira, 16, o título de Professor Emérito da UFMG, por indicação da Congregação da Faculdade de Educação (FaE).

A entrega do título acontece às 17 horas, no auditório Neidson Rodrigues (FaE), no campus Pampulha, em sessão solene da Congregação, presidida pela reitora Ana Lúcia Gazzola.

O discurso de saudação será feito pela diretora da Faculdade, professora Ângela Dalben. A professora Lucíola Licínio de Castro Santos falará em nome da Congregação, e a professora Maria Aparecida Paiva Soares Santos em nome dos professores da Unidade.

O título
O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados, cujos serviços ao magistério e à pesquisa universitária são considerados de excepcional relevância.

Segundo o Regimento da UFMG, os detendores deste título podem ser convidados a participar, na Universidade, de atividades de ensino, pesquisa e extensão, integrar comissões julgadoras de concursos destinados a selecionar pessoal docente, ou conferir os títulos de mestre, doutor ou livre-docente.

Trajetória
Reitora da UFMG de 1990 a 1994 e primeira presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Vanessa Guimarães tem ampla experiência na educação básica. Dirigiu as escolas que integram o Centro Pedagógico da Universidade e foi diretora da Faculdade de Educação (FaE).

Pró-reitora de graduação de 1986 a 1990, introduziu as mudanças nas normas acadêmicas do Ensino Superior na Universidade e fundou o Fórum Nacional dos Pró-reitores de Graduação, do qual foi a primeira presidente.

A partir de janeiro de 1995 esteve no Ministério da Educação, onde ocupou cargos de diretora do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior e de Secretária de Educação Superior. Integrou, ainda, o Conselho Nacional de Educação.

Em 1998 foi Secretária Adjunta da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e ocupa, desde 2003, o cargo de Secretária de Estado de Educação.