Universidade Federal de Minas Gerais

Eber Faioli
pipiripau_Eber.jpg
Imagens do Presépio do Piripipau estão nos novos cartões da Telemar

Presépio do Pipiripau estampa cartão telefônico

segunda-feira, 19 de dezembro de 2005, às 18h52

O Presépio do Pipiripau, uma das principais atrações do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, será estampa de cartão telefônico da Telemar. A escolha do presépio faz parte de projeto da empresa de divulgar, por meio de seus cartões, pontos turísticos e atrações culturais preparados para o Natal, nas capitas brasileiras atendidas pela Telemar.

O cartão com a estampa do presépio terá 40 créditos e será vendido a R$ 4,66 nos pontos de venda dos cartões e em agências dos Correios. O lançamento acontece nesta quarta-feira, 21 de dezembro, às 15h, no Museu de História Natural (rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês).

Presépio
Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Presépio do Pipiripau pertence ao acervo da UFMG desde 1983, embora tenha sido transferido para o Museu de História Natural e Jardim Botânico em 1976. Seu autor, Raimundo Machado, iniciou a construção do presépio, em 1906, logo aos sete anos de idade.

Natural de Matozinhos (MG), Raimundo Machado encantara-se com a magia dos presépios ainda na infância, ao contemplar a pequena representação do nascimento de Cristo numa igreja da cidade. Dali viria a inspiração para a montagem dos próprios personagens e a finalização da obra, que ocupa uma área de 20 metros quadrados e possui 580 peças e 45 cenas.
Leia mais sobre o Presépio do Pipiripau no Boletim da UFMG.