Mais alunos do ensino superior federal estão conseguindo chegar até a colação de grau. Números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira (16/12), mostram que entre 2001 e 2004 a taxa de estudantes que concluíram cursos de graduação subiu 34%. Como a quantidade de ingressantes não sofreu alterações significativas é possível afirmar que a evasão escolar, nas federais, está menor. O Censo da Educação Superior 2004, ao incorporar os dados das demais instituições públicas e também do sistema de ensino particular, traz outras revelações importantes. Uma delas é que existe uma grande quantidade de vagas ociosas em todas as partes do sistema. Entre as instituições particulares de ensino, o problema é maior. A taxa de vagas não-ocupadas nesse segmento, em 2004, foi de 49,5%. No geral, 1.017.311 lugares (43,8% do total) ficaram vagos. Nas públicas, enquanto nas instituições federais sobraram apenas 0,9% das vagas, esse número foi de 4,7% nas estaduais e de 26,4% nas municipais. A comparação feita entre 2004 e 2003 mostra que houve um crescimento de 15,3% no número de vagas ofertadas à população, tanto nos setores públicos como no privado. O total em 2004 foi de 2.320.421 lugares. As escolas públicas colaboraram com 308.492 desse total e as particulares com 2.011.929. O número de concluintes, em todo os setores do ensino superior brasileiro, também cresceu no ano passado. O aumento, em comparação a 2003, foi de 18,7%. Em relação aos tipos de cursos, a área de humanas foi a que teve maior demanda em 2004. Os cinco cursos mais procurados são: administração (620.718 alunos matriculados), direito (533.317), pedagogia (388.350), engenharia (247.478) e letras (194.319). Ao todo, foram registrados 18.644 cursos superiores em 2004, dos quais 66,3% são privados (Agência Fapesp)