Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
Reitora_Foca.jpg
Ana Lúcia Gazzola: reconhecimento ao mérito intelectual e à atuação ética na área pública

Reitora receberá título de Cidadã Honorária

quarta-feira, 8 de março de 2006, às 11h50

A reitora Ana Lúcia Gazzola recebe, no próximo dia 14, o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte, a mais importante distinção conferida a personalidades que não nasceram na capital mineira. A cerimônia de entrega, que começa às 20 horas, será realizada no Plenário Amintas de Barros da Câmara Municipal, no bairro Santa Efigênia.

A concessão do título à reitora foi proposta por requerimento aberto pelo vereador Tarcísio Caixeta (PT), vice-presidente da Câmara dos Vereadores, e assinado pelos 17 líderes de partidos do parlamento municipal. “Ana Lúcia é uma personalidade profundamente enraizada em Belo Horizonte; é um patrimônio intelectual e ético de nossa cidade”, avaliza o vereador Caixeta, para quem “o trabalho da reitora também tem sido decisivo para projetar o nome da UFMG no cenário nacional”.

Natural de Três Corações e radicada na capital mineira há quase 40 anos, a reitora Ana Lúcia Gazzola é graduada em Letras pela UFMG. Professora titular de Literatura Norte-Americana da Faculdade de Letras e doutora em Literatura Comparada pela Universidade da Carolina do Norte, fez pós-doutorado na Universidade de Duke (EUA).

Na UFMG ocupou os cargos de pró-reitora de Pós-Graduação (1987-1991) e vice-reitora (1998-2002). Como reitora, presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e foi designada representante suplente da SBPC no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, criado pelo governo Lula.