Estão abertas, até 29 de março, as inscrições para o curso de extensão de análise combinatória que o Departamento de Matemática da UFMG oferece gratuitamente nos dias 1, 8 e 29 de abril, para professores de escolas da rede pública. As aulas acontecem no auditório IV do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Campus Pampulha, das 8h30 às 12h50. Com 12 horas de duração e 110 vagas, o curso é um desdobramento das atividades que o Departamento desenvolve desde 1997, ao promover anualmente a Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) e, mais recentemente, ao abrigar a coordenação estadual da Olimpíada Brasileira de Matemática para as Escolas Públicas (Obmep). Segundo o coordenador do projeto, professor Seme Gebara, a preparação das olimpíadas estimulou a realização de encontros periódicos e a formação de um grupo de trabalho do qual participam hoje cerca de 40 professores dos ensinos fundamental e médio, oriundos de escolas públicas de Belo Horizonte e municípios próximos. "Motivado pela demanda deste público, o projeto oferecerá em 2006 três cursos de extensão, de 12 horas cada, versando sobre construções geométricas, aritmética e análise combinatória", diz o pesquisador. Gratuitos e planejados especificamente para professores dos ensinos fundamental e médio, os cursos terão "caráter interativo e abordarão, além do conteúdo, métodos e problemas diretamente relacionados à prática do professo", acrescenta Gebara. Os participantes recebem gratuitamente o material didático. Gebara alerta que, devido às limitações do espaço físico, há um limite de 110 vagas para cada curso. O curso de construções geométricas acontece nos dias 6, 13 e 20 de maio, e as inscrições vão até 3 de maio. Inscrições e mais informações pelo e-mail (mat_olimp@yahoo.com.br) ou pelo telefone (3409-5959, das 8h às 12h). Olimpíadas "A OMM tem se mostrado eficaz na divulgação da Matemática em Minas Gerais, bem como de seus métodos e características", diz Seme Gebara. Isto é obtido, segundo ele, através de problemas com enfoque na criatividade, nas habilidades lógico-dedutivas, na análise e na crítica. "Os problemas soam como desafios e não como tarefas, cativam os participantes e tornam o ambiente mais propício para se estudar Matemática", ressalta. Em 2003, mais de três mil alunos dos ensinos fundamental (a partir da 5ª série) e médio de cerca de 300 escolas participaram da OMM em. No ano seguinte, participaram cerca de quatro mil estudantes de 450 escolas e, em 2005, "devido à grande divulgação da Obmep, houve a participação de 3,5 mil escolas na OMM, totalizando cerca de 1,3 milhão de alunos", diz Gebara.
Segundo os organizadores, a Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) tem por objetivo promover a divulgação e difusão da Matemática em todos os níveis, contribuir para a melhoria do ensino básico e para a capacitação dos professores, detectar e orientar jovens com especial talento para a Matemática e aproximar cada vez mais a Universidade do sistema público de educação básica de Minas Gerais.