A equipe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG conquistou o terceiro lugar na 12ª Competição SAE Brasil-Petrobras de Mini Baja, realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, em Piracicaba, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). O veículo off-road, conhecido com mini baja, da equipe Demec-08 da UFMG, alcançou 822,66 pontos, garantindo o terceiro lugar geral, entre as 56 equipes participantes da competição, pertencentes a 42 Universidades de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal. "É um ótimo resultado, já que tivemos boas colocações em todas as etapas. Ainda mais porque se trata de uma equipe nova, composta de alunos do primeiro ao quinto períodos", comemora o orientador da Demec-08 e professor da Escola de Engenharia, Ramon Molina. Durante os quatro dias de competição, os carros realizaram provas estáticas, dinâmicas e um enduro. As provas estáticas avaliavam itens como conforto do operador, produção em massa, facilidade de manutenção, qualidade de montagem, conformidade do projeto e originalidade. Já as provas dinâmicas observaram tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima, subida de rampa. Houve, ainda, um enduro de quatro horas em pista de terra com obstáculos que submeteram os carros e pilotos a um teste de durabilidade e resistência. Premiação A equipe não competirá, uma vez que apenas as duas escolas que alcançaram maior pontuação na classificação geral das provas - as equipes de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Mauá de Tecnologia - ganharam o direito de representar o País na competição. Estímulo Os SAE Mini Baja são veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE BRASIL . O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada, que deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos alunos, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. Além disso, é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto. A UFMG participa da iniciativa desde 1997. Além de vários prêmios de destaque, em aceleração e acabamento, por exemplo, a Universidade já garantiu o segundo lugar da competição em uma edição anterior. Equipe (com informações da SAE Brasil)
Como premiação, dois componetes da equipe acompanharão, nos Estados Unidos, a SAE Midwest Mini Baja (vencida pelo Brasil em 1998 e 2004), a ser promovida em maio deste ano pela SAE International.
Para aumentar a competitividade, este ano só foi permitida a inscrição de duas equipes por faculdade. São Paulo teve o maior número de equipes inscritas, 22, seguido de Minas Gerais, com 10. Entre as equipes mineiras, a Demec-08 foi a vitoriosa.
A competição, realizada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), estimula o trabalho em equipe e vivência, na prática, das lições aprendidas na universidade. "O grande prêmio é a formação, porque melhora a qualidade do ensino de Engenharia. As empresas estão mais atentas a tais iniciativas e percebem que os engenheiros apresentam-se mais preparados na parte automotiva", garante Ramon Molina.
A equipe da UFMG é formada pelo professor orientador Ramon Molina e pelos alunos Marcelo Mello, capitão da equipe, Bruno Santana Silva, Edmar Arruda Pimentel, Gabriel Augusto Bueno de Souza, Guilherme Monteiro Lisboa, Larissa Rodrigues de Oliveira, Luciana Moreira Herrera, Olavo Miranda Martins, Osvane Abreu Faria, Rodrigo dos Reis Molina, Rodrigo Rebello Horta Jardim, Rodrigo Viegas Greco de Andrade e Victor Lúcio Marques.