Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
Direitos_Humanos_Equipe.jpg
Equipe da Faculdade de Direito: prêmio à competência e à consciência social

Alunos buscam patrocínio para representar o país em concurso internacional de Direitos Humanos

segunda-feira, 17 de abril de 2006, às 11h20

Pela segunda vez consecutiva, grupo de alunos da Faculdade de Direito da UFMG vence o Prêmio Sistema Interamericano de Direitos Humanos, promovido pelo Governo Federal. Participaram da competição faculdades de todo o país. De acordo com norma do prêmio, eles deveriam enviar argumentações escritas relativas a um caso fictício da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Nesse ano, o caso hipotético se concentrou na discussão das ações afirmativas e da existência de obrigação do estado em oferecer ensino superior a todos os cidadãos. O objetivo da competição é promover o estudo dos Direitos Humanos, especialmente quanto ao funcionamento e jurisprudência da Corte - ainda pouco conhecida no Brasil.

Com essa nova vitória, a UFMG vai representar oficialmente o Brasil na fase internacional da competição, a ser realizada em Washington, Estados Unidos, entre o período de 21 a 26 de maio. De acordo com informação divulgada pela Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) do governo federal, faculdades de diversos países do continente americano participarão dessa etapa. A competição vai ser realizada em três línguas: espanhol, inglês e português. Serão distribuídos prêmios específicos para cada língua e outro para a melhor equipe geral.

Em 2005, a equipe da UFMG foi a primeira equipe brasileira a participar da rodada final da competição, conseguindo o segundo lugar geral. Esse ano, o grupo formado pelos estudantes Isabel Machado, Luiz Koury, Túlio Andrade e Pedro Veloso se prepara para mais uma vez representar o Brasil na fase internacional da competição.

Devido ao alto valor da viagem, a equipe está à procura de patrocínio para enviar seus quatro integrantees à competição. De acordo com Pedro Veloso, o segundo lugar na competição internacional de 2005 e a vitória consecutiva no prêmio nacional permitiram ao Grupo de Estudos de Direito Internacional (Gedi), existente na Faculdade, consolidar o seu tema e espaço de trabalho.

Parcerias com ONG’s e projetos de extensão voltados para a proteção aos direitos humanos, conduzidos pelo Gedi, já estão em andamento. O objetivo é desenvolver maior intercâmbio entre a teoria e a prática, experiência acadêmica e responsabilidade social. Interessados em apoiar o grupo de estudantes podem entrar em contato pelo e-mail ped_veloso@yahoo.com.br. Demais informações sobre a competição estão disponíveis nos sites www.wcl.american.edu/humright/mcourt/2006 e www.presidencia.gov.br/sedh.