Universidade Federal de Minas Gerais

Wellington Pedro
medalha.jpg
O reitor Ronaldo Pena, que recebeu a Grande Medalha, é cumprimentado pelo governador Aécio Neves

Reitor, professores e servidora da UFMG receberam Medalha da Inconfidência

quarta-feira, 26 de abril de 2006, às 15h00

O reitor Ronaldo Tadêu Pena, onze professores e uma servidora da UFMG foram condecorados, no dia 21 de abril, em Diamantina, com a Medalha da Inconfidência.

Ronaldo Pena, Beatriz Alvarenga Álvares (ICEx) e Ângelo Barbosa Machado (ICB) receberam a Grande Medalha. Com a Medalha de Honra, foram agraciados Nívio Ziviani (ICEx), Ênnio Leão (Faculdade de Medicina) e Dorila Piló Veloso (ICEx).

Já a Medalha da Inconfidência foi entregue aos professores Carlos Antônio Brandão (Escola de Arquitetura), Newton Bignotto de Souza (Fafich), Ajax Pinto Ferreira (Faculdade de Medicina), Vânia Carneiro Franco (Medicina), Patrícia Bernardes (Face), Leonardo Nemer (Faculdade de Direito) e à servidora Vera Maria Pereira Coelho (Escola de Engenharia).

Projeção
Principal condecoração do Governo do Estado, a medalha possui quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. As comendas foram concedidas a 412 personalidades que contribuíram para o prestígio e projeção de Minas Gerais e do país.

A solenidade, realizada todos os anos em Ouro Preto, foi excepcionalmente transferida para Diamantina como parte das homenagens do governo de Minas ao ex-presidente Juscelino Kubtischek, criador da Medalha da Inconfidência, em 1952. O ano de 2006 marca 50 anos da posse de JK na Presidência e os 30 anos de seu falecimento.