O professor Marcos Bagno, do departamento de Lingüística da Universidade de Brasília, realiza, nesta terça-feira, 9 de maio, às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, a palestra Nada na língua é por acaso: variação e mudança no ensino de português. O evento integra a programação do ciclo de conferências Ceale Debate, promovido pelo Centro de Alfabetização e Leitura Escrita (Ceale) da FaE. Em sua conferência, Marcos Bagno comentará o que os educadores devem fazer para evitar que se perpetuem o que chama de “noções preconceituosas da língua”. Para o professor, tudo aquilo que, no ensino do idioma, é tradicionalmente considerado “erro”, pode ter explicação científica e corresponder a fenômeno de variação ou mudança. O evento será transmitido, ao vivo, pela Rádio FaE, em sua página eletrônica na internet ou através do Portal Educativo Ceale. Os ouvintes também poderão enviar questões para o e-mail portalceale@fae.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5318. A programação completa do ciclo de conferências de 2006 também pode ser conferida no portal. O conferencista
No dia da conferência, os textos, utilizados pelo professor Marcos Bagno em sua palestra, estarão disponíveis no Portal Educativo Ceale. Assim, além do áudio, os internautas poderão acompanhar a apresentação que o público do auditório verá no telão.
No campo da lingüística, Marcos Bagno escreveu livros bastante reconhecidos no Brasil, como A língua de Eulália: novelas sociolingüísitica e dramática da língua portuguesa. Suas obras concentram-se em questões relativas à crítica do ensino da língua portuguesa nos moldes tradicionais, o que, segundo o autor, são baseados exclusivamente nas noções pouco consistentes da gramática normativa e impregnados de preconceitos sociais.
O evento
Criado em 1994, o Ceale Debate busca discutir o trabalho de pesquisadores de todo o Brasil. O projeto se destina a professores de escolas públicas e privadas, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita, ligados a áreas como Pedagogia, Letras, Psicologia, Fonoaudiologia, Biblioteconomia e Normal Superior e Comunicação Social.