A Faculdade de Educação recebe, entre os dias 22 e 25 de maio, o Seminário nacional sobre formação de educadores de jovens e adultos. A realização do evento em Belo Horizonte comemora 20 anos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos da UFMG (EJA) e conta com apoio do MEC e a parceria entre a própria UFMG e as universidades federais mineiras de Viçosa (UFV), Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), São João Del Rei (UFSJ) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Através de mesas-redondas, conferências, apresentação de pôsteres e relatos de experiências, o evento vai reunir professores universitários de todos os estados brasileiros, para discutir os caminhos e a formação dos educadores que atuam na área. Segundo dados divulgados pela assessoria do projeto EJA da Universidade, a taxa de analfabetismo no país é da ordem de 11,6%. Com 170 milhões de habitantes, a faixa economicamente ativa no Brasil tem, em média, apenas quatro anos de estudos. A repetida performance nacional de altos índices de reprovação e evasão escolar, somada à dificuldade de acesso à educação pública de jovens e adultos, contribuem para explicar a baixa escolaridade. É nesse quadro que o projeto EJA atua, promovendo, ainda, o debate sobre a necessidade de se oferecer educação de qualidade que atenda os interesses do segmento de jovens e adultos. À margem De acordo com a assessoria do projeto da UFMG, devido às constantes mudanças nas relações de trabalho e às novas exigências do mundo globalizado, a educação de jovens e adultos surge como importante estratégia para a requalificação profissional. Demais informações sobre o seminário podem ser obtidas na secretaria executiva do evento, telefones (31) 3409-6155 e 3409-5323 ou e-mail seminarioeja2006@yahoo.com.br. Confira a programação: 22 de maio A nova configuração da EJA e as implicações para a formação dos educadores de jovens e adultos 23 de maio Formação ontinuada dos educadores de jovens e adultos 24 de maio A extensão como espaço de formação dos educadores de jovens e adultos 25 de maio Conclusões e deliberações do seminário
A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino voltada para os setores mais vulneráveis da população, pois se encontram em condições de marginalidade socioeconômica e de desigualdade de oportunidades educativas. De modo geral, a EJA atende a um público bastante diversificado, composto por trabalhadores urbanos e rurais, indígenas, pais e mães de família, jovens e idosos, entre outros.
Abertura
Célio da Cunha (Unesco); Ricardo Henriques (MEC/Secad); Ronaldo Tadeu (Reitor-UFMG); Maria do Pilar (Undime/SMEd-BH)
Timothy Ireland (MEC/Secad); Miguel Arroyo; Nilton Bueno Fischer (UFRGS).
Formação inicial dos educadores de jovens e adultos
Jane Paiva (UERJ); Julieta Ida Dallepiane (Unijui); Rita Cristina (Uneb); Leôncio Soares (UFMG); Etelvina Silva (UFV).
Vera Barreto (Vereda/SP); Osmar Fávero (UFF); Sônia Rummert (UFF), Liana Borges (ONG Diálogo); Eliane Dayse (UFCE), Fernanda Rodrigues (UFOP).
Estudos e pesquisas sobre formação dos educadores de jovens e adultos
Tânia Moura (Ufal); Júlio Emílio (UFMG), José Barbosa (UFPB); Margarida Machado (UFG); Paulo Lopes (UFJF).
Edna Castro (Ufes); Rosângela Tenório (UFPE); Maria Luiza Angelim (UNB); Eliane Ribeiro (Uerj); Maria Lúcia (UFSJ).
Rosa Porcaro (UFV); Maria Clara di Pierro (USP); Maria Conceição Fonseca (UFMG).