A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) sedia, nessa terça e quarta-feira, 16 e 17 de maio, o seminário discente Ciência e Tecnologia. No período, 34 alunos de cursos de doutorado, mestrado, especialização e de graduação da UFMG, do Cefet-MG, da Unicamp e da PUC Minas apresentam resumos de trabalhos acadêmicos sobre ciência e tecnologia nas áreas de História, Filosofia e Educação. O evento é uma promoção do Scientia, grupo de teoria e história da ciência do departamento de História da Fafich. As atividades são abertas ao público e acontecem de 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório Professor Bicalho, localizado no primeiro andar da Faculdade, no campus Pampulha – avenida Antônio Carlos, 6.627. Devido à diversidade dos temas desenvolvidos pelos estudantes, a apresentação dos trabalhos foi agrupada em quatro módulos: História da Ciência; Literatura e Ciência; Filosofia da Ciência; Historiografia da Ciência, Sociologia da Ciência; e Educação Tecnológica; Educação Científica. De acordo com os organizadores, a edição 2006 do seminário é uma homenagem à memória do professor do Cefet-MG, Sérgio Ramón Palavecino, morto em acidente de carro, em 2005. Filósofo graduado na Universidad Nacional de La Plata, e com pós-graduação pela Universidad de Buenos Aires, Palavecino se dedicou a pesquisas sobre epistemologia e filosofia da ciência e da tecnologia. Conheça a programação do evento: 16 de maio - terça-feira MÓDULO 1 8h05 às 8h30 8h30 às 9h 9h às 9h30 9h30 às 10h 10h às 10h30 10h30 às 11h 11h às 11h30 11h30 às 12h MÓDULO 2 14h às 14h30 14h30 às 15h 15h às 15h30 15h30 às 16h 16h às 16h30 16h30 às 17h 17h às 17h30 17 de maio - quarta-feira MÓDULO 3 8h às 8h30 8h30 às 9h 9h às 9h30 9h30 às 10h 10h às 10h30 10h30 às 11h 11h às 11h30 11h30 às 12h MÓDULO 4 13h às 13h30 13h30 às 14h 14h às 14h30 14h30 às 15h 15h às 15h30 15h30 às 16h 16h às 16h30 16h30 às 17h 17h às 17h30 17h30 às 18h 18h às 18h30
Áreas: História da Ciência; Literatura e Ciência
O surgimento do método de exaustão: uma tentativa de contornar o problema da incomensurabilidade na matemática clássica
Dilhermando Ferreira Campos
Mestrando em História da Ciência (UFMG)
A fisiologia experimental no Brasil de fins do século XIX: um olhar sobre a trama no desenvolvimento da disciplina
Ana Carolina Vimieiro Gomes
Doutoranda em História da Ciência (UFMG)
Pós-Modernidade e a História da Matemática: A autoridade sobre a interpretação dos Teoremas de Gödel
Wagner Lannes
Doutorando em História da Ciência (UFMG)
Institucionalização das ciências agrícolas e a agroindústria canavieira mineira, 1930 –1940
Graciela de Souza Oliver
Doutora em Ciências (Unicamp)
A história da ciência como eixo interdisciplinar na educação
Robson Jorge de Araújo
Mestre em História da Ciência (UFMG)
"O ministério da Saúde adverte:" os usos do discurso médico pela campanha antitabagista estatal brasileira (1986 – 2005)
Huener Silva Gonçalves
Bacharel em História (UFMG)
A Histeria no livro "O Homem" de Aluísio Azevedo
Bianca Pataro
Especialista em História da Ciência (UFMG)
Aspectos da ciência oitocentista no naturalismo literário brasileiro a partir de "O cortiço"
Ricardo Horta Lins e Hélio Dias da Costa Júnior
Área: Filosofia da Ciência
Considerações acerca de um empirismo naturalizado
Thiago Monteiro Chaves
Bolsista do PET – Filosofia (UFMG)
Tentativas de fundamentação biológica das Ciências Humanas: os casos da Sociobiologia e da Psicologia Evolucionista
Alisson Magalhães Soares
Especialização em História da Ciência (UFMG)
Kinesis, impetus, inércia – observações sobre o desenvolvimento das concepções de “movimento” e a tese da incomensurabilidade teórica
Luiz Henrique de Lacerda Abrahão
Mestrando em Filosofia (UFMG)
Thomas Kuhn: Possibilidades e Limites para a História da Ciência
Fernanda Caldeira Brant
Mestranda em História da Ciência (UFMG)
A interpretação da probabilidade em termos de propensão: Popper contra o instrumentalismo
Eduardo Lopes Salatiel
Graduação – Filosofia (UFMG)
O Nascimento da Tragédia no Ensino de Física
Kélsen André Melo dos Santos
Mestrando em Educação Tecnológica (Cefet- MG)
Apresentação de uma ética para a sociedade tecnológica: o princípio responsabilidade de Hans Jonas
Pedro de Pádua
Especialista em História da Ciência (UFMG)
Áreas: Historiografia da Ciência, Sociologia da Ciência
A relação entre a ciência, a filosofia da ciência e a história da ciência
Gustavo Rodrigues Rocha
Mestrando em História da Ciência (UFMG)
A contribuição dos estudos de Bruno Latour para um olhar sobre as instituições como espaços privilegiados de mediação das práticas científicas
Bráulio Silva Chaves
Mestrando em História da Ciência (UFMG)
Wilhelm Wundt e Willam James: uma breve introdução crítica à historiografia da psicologia
Robson Nascimento da Cruz
Especialização em História da Ciência (UFMG)
A teoria do conhecimento histórico em Wilhelm Dilthey
Edmar Luis da Silva
Mestrando em História da Ciência (UFMG)
Paralelos entre a epistemologia fleckiana e o pensamento de Chalubinski, Biernacki, Bieganski e Kramsztyk
Márcia Maria Martins Parreiras
Mestranda em História da Ciência (UFMG)
Fleck e Kuhn: um estudo comparativo
Hélio Dias da Costa Júnior
Mestrando Filosofia (UFMG)
Geoffroy, Cuvier e a “trajetória” do conceito de Bauplan nos anos após a controvérsia
Rafael Antunes Almeida
Bolsista Iniciação científica Ciências Sociais (UFMG)
Da Sociologia das Religiões Durkheimiana ao Programa Forte de Sociologia
Tiago Ribeiro Duarte
Mestrando em Sociologia (UFMG)
Áreas: Educação Tecnológica; Educação Científica
A utilização da história da ciência em ensino de física no ensino médio
Nahilla Márcia Gualberto Torezani
Mestranda em Educação Tecnológica (Cefet-MG)
Relato de experiência com o uso do dominó científico
Edilse Kelly Pinheiro, Cláudia de V. Schayer Sabino, Francisco Coutinho (PUC-Minas)
A linguagem logo e a interface entre educação e informática: considerações sobre a inserção do professor nos ambientes informatizados de aprendizagem
Gláucia Maria de Carvalho Cota
Mestranda em Educação Tecnológica (Cefet-MG)
Curso de pós-graduação Ensino de Ciências por Investigação: Apresentação, reflexões e pesquisas relacionadas
Marina Assis Fonseca
Especialização em História da Ciência (UFMG)
Simulando uma técnica para identificar pessoas pelo dna: atividade experimental de demonstração usada no ensino de ácidos nucléicos em uma sala de aula da eja
Vilma Fernandes Carvalho, Francisco Ângelo Coutinho, Andréa Carla Leite Chaves, Agnela da Silva Giusta
Mestrado em Ensino de Biologia (PUC-Minas)
Limitações da analogia entre sistemas planetários e modelos atômicos
Warlisson G. Figueiredo
Mestrando em Educação Tecnológica (Cefet-MG)
Utilização de tecnologias de informação e de comunicação (tic) na educação de jovens e adultos (eja)
Cynthia Rúbia Braga Gontijo
Mestranda em Educação Tecnológica (Cefet-MG)
A importância e a confiabilidade na investigação epistemológica sobre a imagem da ciência presente nos livros didáticos de química
Geraldo José da Silva
Mestrando em Educação (FaE – UFMG)
A mediação pedagógica e o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem na educação presencial: um estudo de caso baseado em pressupostos construtivistas
Mara Márcia Richard Ávila Amaral
Mestranda em Educação Tecnológica (Cefet-MG)
A Internet como instrumento para aquisição de competências
Adalci Righi Viggiano
Mestrado em Educação Tecnológica (Cefet-MG)
Os valores e a prátia institucional da ciência: as concepções de Merton, Kuhn, Morin e Funtowicz
Adriana Santos
Especialista em História da Ciência – UFMG