Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
DSCN3727.JPG
Os professores Jacyntho Brandão, Eliana Amarante, Heloísa Starling, Verônica Benn-Idler e Wander Emediado na posse da nova diretoria da Fale

Jacyntho Lins Brandão e Wander Emediato de Souza tomam posse na Faculdade de Letras

segunda-feira, 29 de maio de 2006, às 14h15

Em solenidade que contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, os professores Jacyntho Lins Brandão e Wander Emediato de Souza tomaram posse, na noite da última sexta-feira, 26 de maio, nos cargos de diretor e vice-diretor da Faculdade de Letras da UFMG (Fale). Além dos novos dirigentes da Fale, integraram a mesa oficial da concorrida cerimônia a vice-reitora da Universidade, Heloísa Starling, a diretora Eliana Amarante e a vice-diretora da unidade, Verônica Benn-Idler, que cumpriram dois mandados consecutivos à frente da unidade acadêmica, de 1998 a 2002 e de 2002 a 2006.

No primeiro depoimento da noite, a professora Maria Antonieta Pereira prestou homenagem às professoras Eliana Amarante e Verônica Benn-Idler. Em seu discurso, Antonieta ressaltou o avanço acadêmico da Fale nos últimos oito anos. Segundo ela, a diretoria conseguiu ultrapassar sua proposta inicial de gestão, baseada na revitalização da biblioteca da unidade. “Hoje, nossa biblioteca abriga, aproximadamente, 90 mil títulos. Ao começar pelos livros, Eliana e Verônica expandiram sua capacidade de gestão, apresentando novas propostas e estruturas organizacionais”, disse.

Durante a gestão de Amarante e Benn-Idler, a Faculdade de Letras implementou grande mudança em sua estrutura acadêmica, tornando-se a primeira unidade da UFMG a extinguir a divisão departamental. “Esse modelo foi capaz de relativizar as hierarquias curriculares”, ressaltou Maria Antonieta, que, ao final de seu discurso, agradeceu às professoras pelas “bibliotecas reais e imaginárias e pelos livros de areia e de sonhos que ainda estão por vir”. Logo após o depoimento, as funcionárias Jane Lott e Tânia Mateus e os estudantes Daniel Guaraci e Maria Cristina Brandão entregaram flores às professoras Eliana e Verônica.

Retrospectiva
Em seu discurso de transmissão de posse, Eliana Amarante realizou rápida retrospectiva de seus dois mandatos à frente da diretoria da Faculdade de Letras: “Quando penso nesses oito anos, vêm a minha mente lembranças nítidas e atuais; algumas mágoas e muitas alegrias; muitas dúvidas e algumas certezas”. Além de revelar o processo de modernização que buscou imprimir à unidade, a professora aproveitou a ocasião para agradecer às dezenas de pessoas – estudantes, funcionários, professores e dirigentes acadêmicos - que a ajudaram a exercer o cargo com “paciência e tolerância”.

Eliana Amarante encerrou seu discurso com votos de sucesso aos amigos que agora assumem a Fale: “Queridos Jacyntho e Wander, tenho a certeza de que poderão fazer muito por nossa Faculdade de Letras”. Após o depoimento da diretora, a professora Lúcia Castelo Branco prestou homenagem à nova diretoria. Além de agradecer a Eliana a honra de poder falar aos novos dirigentes, Lúcia citou Roland Barthes para expressar seu contentamento pela posse de Jacyntho e Wander: “Se a honra pode ser imerecida, a alegria nunca o é”.

Em seu depoimento, Lúcia Castelo Branco relembrou passagens da vida do escritor, do professor e do gestor acadêmico Jacyntho Lins Brandão, para, então, saudar sua ousadia em “apostar, ainda hoje, na jovialidade”. A professora também ressaltou a incansável paciência e a tenacidade do novo diretor. Para encerrar seu discurso, citou o escritor Haroldo de Campos, que, durante palestra realizada na Fale, em meados dos anos 90, comentou: “Nem só de pão vive o homem. Eu quero pão e Mallarmé”. Às palavras de Campos, que dizem da importância das letras para o bem-estar do indivíduo, Lúcia acrescentou seu desejo de que os novos diretores somem à nova experiência acadêmica, o “máximo sabor possível”.

Circunstâncias
Após as palavras da professora Lúcia Castelo Branco, Jacyntho Lins Brandão e Wander Emediato receberam flores das mãos do estudante Fernando Menezes e da funcionária Magda Brandão. Em seu depoimento de posse, o professor Jacyntho ressaltou o significado de sua atual “circunstância”, momento em que assume, pela segunda vez, o cargo de diretor da Faculdade de Letras (Fale). Ao citar Machado de Assis, o professor comentou a importância de determinadas situações, únicas na vida das pessoas: “Ao ler no site da UFMG que assumiria pela segunda vez o cargo de diretor da Fale, percebi a importância do futuro. Sei, hoje, que é importante tornar a repetição um objeto de pensamento”.

Temática abordada ao longo de todo o seu depoimento, a questão das circunstâncias serviu de matéria-prima à reflexão do novo diretor da Fale: “É importante não perder de vista que há um tempo matizado. Todos os diretores desta unidade emprestaram o melhor de suas qualidades à Faculdade”. Quanto aos 8 anos de mandato de Eliana Amarante e Verônica Benn-Idler, Jachynto ressaltou o processo de modernização e as difíceis mudanças atravessadas pela Faculdade. “Sucedê-las, Eliana e Verônica, será nosso principal desafio. Recebemos uma Faculdade em pleno gás”, comentou.

Além de realizar um raio-X da Faculdade de Letras - com seus 98 doutores, 10 especialistas e mestres e índices de pesquisa que ultrapassam a média de toda a UFMG -, o novo diretor ressaltou a importância da progressiva inserção dos estudantes de graduação e pós em atividades de extensão e pesquisa. Comentou, ainda, dois dos principais problemas imediatos da Fale, que necessitarão de apoio da administração central da Universidade. O primeiro diz respeito à escassez de servidores. A média atual é de um funcionário para cada grupo de 42 estudantes. Outra questão abordada por Jacyntho foi a necessidade de obras na biblioteca.

Ao final de seu depoimento, o professor Jacyntho Lins Brandão comentou o significado do convívio com os estudantes, que, para estudantes e funcionários, que ficam mais tempo nessa Universidade, "fazem-nos perceber o quanto somos circunstantes. Os alunos nos lembram, permanentemente, que não podemos parar”.

Excelência
A vice-reitora da UFMG, Heloísa Starling, iniciou seu depoimento comentando a “fortuna” de estar na solenidade de posse dos professores Jacyntho Lins Brandão e Wander Emediato. A professora, então, explicou a ausência do reitor Ronaldo Pena, que se encontrava em viagem acadêmica à Itália. Em seu discurso, Heloísa ressaltou a excelência da Faculdade de Letras, unidade que, pela via da linguagem, “garante a oportunidade para que todos possam se expressar”.

A Vice-reitora ressaltou, ainda, a inovação da atual estrutura acadêmica da Fale, pioneira, na UFMG, da estrutura não-departamental. “O projeto original prevê que, após cinco anos, o modelo seja debatido. Sugiro que os resultados sejam avaliados interna e externamente. A experiência da Fale é de grande interesse para toda a Instituição”, ressaltou. Por fim, Heloísa comentou a importância do diálogo e do debate de idéias para o fortalecimento da Universidade. “Pensar é discordar. Eu e o Reitor Ronaldo Pena abrimos espaço permanente para o debate e a busca de soluções”, completou.

Os eleitos
Professor titular de Grego, Jacyntho Lins Brandão dirigirá a Faculdade de Letras pela segunda vez - a primeira foi no período de 1990-1994. Graduado em Letras pela UFMG, em 1977, e doutor em Letras Clássicas pela USP, em 1992, chefiou o departamento de Letras Clássicas (1983-1985), foi vice-reitor (1994-1998) e, mais recentemente, coordenou o curso de graduação em Letras (2003-2005). Foi professor-visitante na Universidade de Aveiro (Portugal), na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França) e na Universidade Nacional do Sul (Argentina).

Wander Emediato de Souza formou-se em Letras pela UFMG, em 1992. Quatro anos depois, concluiu seu mestrado em Estudos Lingüísticos na mesma Faculdade e, em 2000, o doutorado em Ciências da Linguagem, na Universidade de Paris XIII. É professor da UFMG, desde agosto de 2004.

Jacyntho e Wander foram eleitos com 60% de preferência dos cerca de 800 eleitores da Faculdade que participaram da consulta, em 22 de março. Eles permanecem no cargo de 2006 a 2010.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente