A professora Maria Zélia Versiani Machado, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, realiza, no dia 8 de junho, às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, da FaE, a palestra A literatura na aula de português: alguns problemas, muitas possibilidades. Gratuito, o evento será a última discussão realizada, no primeiro semestre de 2006, como parte da programação do ciclo de conferências Ceale Debate, promovido pelo Centro de Alfabetização e Leitura Escrita (Ceale) da Faculdade. A escolarização da leitura será o foco da conferência, que pretende problematizar o ensino da leitura e apontar possibilidades para a formação literária de crianças e jovens nas práticas escolares. O evento será transmitido, ao vivo, pela Rádio FaE, em sua página eletrônica na internet, ou através do Portal Educativo Ceale. Os ouvintes também poderão enviar questões para o e-mail portalceale@fae.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5318. No dia da conferência, os textos utilizados pela professora Maria Zélia Versiani em sua palestra estarão disponíveis na internet. Assim, além do áudio, os internautas poderão acompanhar a apresentação que o público do auditório verá no telão. A programação completa do ciclo de conferências de 2006 também pode ser conferida no Portal. O evento
A pesquisadora
Maria Zélia Versiani Machado é integrante do Grupo de Pesquisa do Letramento
Literário do Ceale. É uma das organizadoras dos livros A Escolarização da Leitura Literária, obra que discute a leitura em seus aspectos culturais, políticos, pedagógicos, estéticos e psicolingüísticos, e Leituras Literárias: discursos transitivos, que aborda a leitura literária sob diferentes perspectivas.
Criado em 1994, o Ceale Debate busca discutir o trabalho de pesquisadores de todo o Brasil. O projeto se destina a professores de escolas públicas e privadas, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita, ligados a áreas como Pedagogia, Letras, Psicologia, Fonoaudiologia, Biblioteconomia e Normal Superior e Comunicação Social.