Universidade Federal de Minas Gerais

Engenharia de Estruturas recebe inscrições para curso de doutorado

sexta-feira, 16 de junho de 2006, às 12h53

O departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG recebe, a partir dessa segunda-feira, 19 de junho, inscrições para seleção ao curso de pós-graduação, em nivel de doutorado. Estão sendo oferecidas oito vagas e as inscrições devem ser feitas na secretaria do curso de pós-graduação, à avenida do Contorno, 842, 2º andar, centro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Serão aceitas inscrições pelo Correio, desde que a documentação seja postada até a data de encerramento do processo, definida para 5 de julho.

De acordo com edital, a seleção dos candidatos será feita no período de 10 a 12 de julho e constará de fase eliminatória e outra classificatória. A divulgação dos nomes dos aprovados acontecerá no dia 14, na secretaria do curso de pós-graduação, com ordem de classificação em seqüência decrescente das notas apuradas para os candidatos. seguida do questionário

Mais informações podem ser obtidas no endereço: www.dees.ufmg.br.
Conheça a relação de documentos necessários à inscrição e demais dados sobre o processo de seleção ao doutorado, divulgados pela coordenação do curso:

I- Inscrição: As inscrições serão realizadas na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Av. do Contorno, 842, 2º andar, Centro, Belo Horizonte - MG, CEP 30110-060, no período de 19/06/2006 a 05/07/2006, de 2ª a 6ª feira, de 8:00 às 12:00 horas e de 14:00 às 17:00 horas, ou pelo correio, com data de postagem até 05/07/2006.

II- Número de Vagas: 08 (oito).

III- Documentos necessários: Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição: a)Formulário de Inscrição preenchido, acompanhado de 2(duas) fotos 3x4 recentes; b)cópia do Diploma de Graduação em Engenharia ou profissão afim; c)Histórico Escolar dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação quando couber; d)2 (duas) Cartas de Recomendação; e)"Currículum Vitae"; f)cópia do CIC e RG; g)prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais no caso de candidatos brasileiros, e no caso de candidatos estrangeiros, os documentos exigidos pela legislação específica; h)Proposta de Projeto de Pesquisa com indicação de um possível orientador do Curso. No ato da inscrição, o candidato receberá um número com o qual identificará a prova escrita de proficiência em língua estrangeira, garantindo o anonimato na correção das mesmas. Só serão deferidas as inscrições dos candidatos que apresentarem documentação completa. Os modelos do Formulário de Inscrição, da Proposta de Projeto de Pesquisa, da Carta de Recomendação como também a relação dos orientadores, encontram-se disponíveis na Secretaria e na página eletrônica do Curso: www.dees.ufmg.br.

IV- Seleção: A seleção será feita no período de 10/07/2006 a 12/07/2006 e constará de uma fase eliminatória e uma fase classificatória. O candidato ao doutorado, para ser aprovado na fase eliminatória, deverá demonstrar proficiência em língua estrangeira, sendo capaz de compreender texto de literatura técnica ou científica em Inglês e também em uma segunda língua estrangeira, optando entre Espanhol, Alemão e Francês. Os candidatos estrangeiros serão avaliados também na proficiência em língua portuguesa. Serão realizados testes escritos específicos com valor de 100 pontos cada um, compreendendo a tradução de texto técnico com uso de dicionário impresso e próprio, no dia 11/07/2006, às 9:00 horas para o teste de Inglês e Português e às 10:30 horas para o teste de uma segunda língua. O candidato estará isento de comprovar conhecimento em Inglês mediante apresentação do histórico escolar da pós-graduação, comprovando a aprovação em Inglês durante o mestrado. A fase Classificatória consistirá na avaliação dos documentos apresentados. Será atribuída uma nota de 0 a 100 pontos, com a seguinte distribuição: a) Análise do Histórico Escolar, considerando a média das notas das disciplinas da área de estruturas e afins (50 pontos); b) Análise do questionário que consta do formulário de inscrição, considerando a capacidade técnica-científica do candidato, sua motivação para o Curso de Pós-Graduação e disponibilidade de tempo para dedicação ao Curso (10 pontos); c) Curriculum Vitae, considerando a participação em monitoria, iniciação científica, produção científica, experiência profissional e cursos complementares (25 pontos); d) Análise da proposta de projeto de pesquisa, considerando a relevância do tema , os objetivos e a metodologia (15 pontos).
V- Aprovação: Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos em cada um dos testes de proficiência em língua estrangeira e português, quando couber, e nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos na avaliação dos documentos.

VI – Classificação: A classificação dos candidatos será efetuada pela soma ponderada das notas das fases eliminatória e classificatória, respectivamente com pesos 1,0 e 9,0. Os 8 (oito) primeiros classificados para o Curso de Doutorado serão indicados para as vagas disponíveis.
VII- Comissão de Seleção: A Comissão de Seleção será composta pelos professores: Ricardo Hallal Fakury, José Ricardo Queiroz Franco e Sofia Maria Carrato Diniz (Membros Titulares); Fernando Amorim de Paula e Gilson Queiroz (Membros Suplentes).

VIII- Resultado: O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de julho de 2006, na Secretaria do Curso de Pós-Graduação, com ordem de classificação em seqüência decrescente das notas apuradas para os candidatos. O critério de desempate na classificação será a nota obtida na análise do histórico escolar das disciplinas da área de estruturas e afins, em seguida do curriculum vitae e em seguida do questionário. Caso haja desistência, as vagas remanescentes serão preenchidas na ordem de classificação dos candidatos aprovados.

IX- Recurso: Os candidatos terão um prazo de 10 (dez) dias para apresentar recurso contra o resultado do processo de seleção, contados a partir da data de sua divulgação, com acesso às suas respectivas provas, conforme estabelece o subtítulo III - dos Recursos e da Revisão, do Regimento Geral da UFMG.

X – Matrícula: As matrículas dos candidatos admitidos serão feitas no período de 28/07 a 02/08/2006, mediante apresentação do comprovante de pagamento da contribuição ao Fundo de Bolsas, ou de sua isenção. É vedado o registro acadêmico simultâneo na UFMG em mais de um curso de graduação, de pós-graduação, ou ambos os níveis.

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