O céu encoberto e a manhã fria não tiraram o entusiasmo dos cerca de dez mil alunos de ensino médio que visitaram o primeiro dia da Mostra das Profissões, no campus Pampulha. Antes que o sol se firmasse, começaram a chegar os primeiros ônibus, e grandes grupos de alunos seguiram para a Praça de Serviços, de onde se dirigiam para as salas interativas e as minipalestras, nos institutos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas. O desejo de encontrar informações que ajudem a decidir quanto à escolha da carreira profissional trouxe ao campus não apenas estudantes do último ano do ensino médio, mas também do 1º e do 2º anos. Preparando-se para enfrentar o vestibular apenas em 2007, Helena Providelli, 15, comprou exemplar da prova de Biologia e, embora afirme que sua meta é a Medicina, antecipou que veria palestras sobre Física e Ciências Econômicas. “É só para eu ter certeza quanto à minha escolha”, disse. Segundo o professor de Matemática em escolas de ensino médio, Luiz Daniel Gonçalves, as minipalestras podem ter um papel mais importante do que reforçar tendências. “Um ex-aluno veio à primeira Mostra decidido a cursar Ciências Biológicas. Acompanhou um colega à palestra sobre Estatística e hoje é estudante deste curso, na UFMG”, exemplifica Gonçalves. Eber Faioli As minipalestras, com 40 minutos de duração, acontecem nos auditórios do Instituto de Ciências Biológicas. No auditório 1, por exemplo, estudantes ouviram informações sobre as áreas de atuação do Veterinário, que incluem preservação e promoção da saúde pública e animal; produção, nutrição e melhoramento animal; defesa sanitária; clínica médica, cirurgia e reprodução animal; planejamento, gerenciamento e educação em saúde; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; planejamento, economia, administração e extensão rural; e deontologia. No auditório ao lado, estudantes recebiam informações sobre licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, e sobre o mercado de trabalho. “Está tudo muito organizado, todos prontos para dar informações”, elogiou a professora de História, Sônia Aparecida dos Anjos, que trouxe 50 estudantes. “Este tipo de evento ajuda muito, pois a maioria dos alunos ainda não sabem que direção seguir”, afirmou. Eber Faioli Visitas Na sala reservada à mostra da Odontologia, a estudante do 1º ano do ensino médio, Ana Cristina Soares, acompanhou com interesse a exposição de equipamentos usados em consultórios odontológicos. “Estou aqui só por curiosidade, porque sei que quero cursar Letras ou Jornalismo”, disse. Já as alunas Letícia Salim e Kamila Damasceno, ambas de 15 anos e alunas do 1º ano no Colégio Técnico da UFMG, estavam à vontade na sala interativa da Medicina. “Este é o nosso curso. Se não passarmos 'de primeira', insistiremos”, afirmaram, enquanto faziam perguntas à monitora, que mostrava modelos pedagógicos do corpo humano. Numa sala próxima, Nicolas Batista, do 2º ano, assistia a experimentos de Química. “Gosto muito dessa área, mas ainda não me decidi. Penso que o dia aqui na Mostra vai me ajudar a escolher uma profissão”, afirmou.
Gonçalves: palestras ajudam na decisão
Estudantes assistem a palestras sobre mercado de trabalho
Nas salas do Instituto de Ciências Exatas e do Pavilhão Central de Aulas, os estudantes puderam conhecer equipamentos, materiais, relatórios de pesquisas e de projetos de extensão, de 48 cursos de graduação oferecidos pela UFMG.