O Conselho Universitário aprovou, em reunião realizada no dia 8 de junho, o cronograma de debates e de aprovação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFMG, documento que deve fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em processo de elaboração pela Universidade desde 2003. A programação prevê que, até agosto, o PPI será discutido nas congregações das unidades acadêmicas, que têm até 31 de agosto para enviar suas sugestões, através da Sods, à Comissão de Sistematização de Análises instituída pelo reitor Ronaldo Pena. Já 15 de setembro é a data-limite para aprovação do Projeto. Quanto ao PDI, o Conselho Universitário definiu que os debates devem ser realizados, pelas congregações, conselhos diretores das unidades especiais e dos órgãos suplementares e órgãos administrativos da administração central, de agosto a julho de 2006. Em setembro, acontecem a designação, pelo Reitor, de Comissão de Sistematização de Propostas, a análise das sugestões e a preparação do material a ser apreciado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho Universitário. A votação no Cepe e no Conselho está prevista para outubro, quando também acontecem a edição do texto final, a produção de CD-ROM com o projeto e o protocolo do Plano de Desenvolvimento Institucional no MEC. Histórico A auto-avaliação da UFMG termina em agosto. Em seguida, será realizada a avaliação externa da Universidade, por profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). “Assim que sair o resultado da observação do Inep, a UFMG tem 60 dias para pedir o recredenciamento”, explica a professora Maria do Carmo Lacerda Peixoto, diretora de Avaliação Institucional da Universidade. Debate na internet Para ter acesso aos textos, é preciso ter senha do Grude, que pode ser obtida na própria página, caso não esteja cadastrado.
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) está ligada às exigências do MEC para o recredenciamento das Instituições de Ensino Superior, ação prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, de 1996, que também determina que o PDI conte com um Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Para que possam se recredenciar, as universidades passam por um ciclo avaliativo. Na UFMG, tal processo começou em setembro de 2004. Além do PDI e do PPI, a LDB exige a explicitação do regimento da Instituição e informações relativas ao corpo dirigente.
Para estimular o debate nas unidades acadêmicas, desde a semana passada, a comunidade da UFMG tem acesso, via internet, a uma série de documentos referentes ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI). No endereço eletrônico www.ufmg.br/conheca/pdi, os internautas encontram os arquivos com as versões preliminares de seis capítulos do PDI; do PPI; além do pré-projeto do PDI para publicação em formato de hipertexto.