Universidade Federal de Minas Gerais

Eber Faioli
MESA 2.jpg
O reitor Ronaldo Pena discursa, ao lado da vice-reitora, Heloísa Starling, e do novo diretor da Escola de Engenharia, professor Fernando Amorim

Fernando Amorim e Rodney Rezende tomam posse na Escola de Engenharia

quarta-feira, 28 de junho de 2006, às 0h01

Em solenidade que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, os professores Fernando Amorim de Paula e Rodney Rezende Saldanha tomaram posse, na noite desta terça-feira, 27 de junho, nos cargos de diretor e vice-diretor da Escola de Engenharia da UFMG. Além dos novos dirigentes da Fale, integraram a mesa oficial da concorrida cerimônia, realizada na sala da Congregação da unidade, o reitor Ronaldo Pena, a vice-reitora da Universidade, Heloísa Starling, a reitora da UFMG na gestão 2002/2006, Ana Lúcia Gazzola, os diretores Ricardo Nicolau Nazar Koury (gestão 2002/2006) e Ênio Medeiros Cunha (1986/1990) e o presidente da Associação de Ex-alunos da Escola, Tárcio Pinho Belém Barbosa.

No primeiro depoimento da noite, o professor Ricardo Koury relembrou o dia 28 de junho de 2002, quando, ao lado de Rodney Rezende – reempossado como vice-diretor da Escola de Engenharia – preparava-se para assumir os desafios de sua unidade acadêmica, que reúne cerca de 6 mil pessoas, entre estudantes, professores e funcionários. “Sabíamos da necessidade de enfrentar problemas sérios, como escassez orçamentária e de recursos humanos”, disse.

O professor destacou, entre as ações tomadas em sua gestão, a reestruturação de seções administrativas, a instalação da Comissão de Meio Ambiente, o permanente investimento em iniciativas de Pesquisa, Ensino e Extensão, e a continuidade à grande iniciativa de transferência da Escola de Engenharia para a Pampulha, fruto do projeto Campus 2000. “Fernando e Rodney continuarão este trabalho, um dos grandes sonhos desta unidade. Hoje, tenho a tranqüilidade do dever cumprido”, completou.

Desafios
Após a assinatura do termo de posse da nova diretoria, o professor Ricardo Hallal Fakury, da Escola de Engenharia, prestou homenagem aos diretores Ricardo Koury e Fernando Amorim, e ao vice-diretor, Rodney Rezende. Em seu discurso, Fakury destacou a “dedicação, competência e responsabilidade” com que a última gestão encarou as questões administrativas e acadêmicas da unidade. “É preciso destacar o incessante e produtivo trabalho de Ricardo e Rodney na gestão deste imenso complexo de Ensino, Pesquisa e Extensão”, ressaltou, ao promover retrospectiva de índices que ilustram a riqueza intelectual da Escola.

Durante a homenagem à nova diretoria, Ricardo Fakury comentou a capacidade, a responsabilidade e o espírito de liderança de Fernando Amorim, “alguém plenamente apto a enfrentar os desafios desta Escola”. O professor concluiu seu depoimento com votos de sucesso: “Fernando e Rodney, boa sorte nos próximos quatro anos. Tenham a certeza de que contarão com o apoio de todos”.

Em seu discurso, o vice-diretor Rodney Rezende - que também ocupou o cargo durante a gestão de Ricardo Koury –, comentou a importância da transferência da unidade para o campus Pampulha. E ressaltou o legado dos engenheiros para o desenvolvimento das sociedades. Ao citar Guimarães Rosa e Euclides da Cunha, falou do entrelaçamento permanente, nas comunidades, entre os “elementos” terra, homem e luta. Em seguida, expressou sua alegria por permanecer na vice-diretoria: “Que possamos construir, com força e sabedoria, o futuro da UFMG”.

Demandas sociais
No início de seu depoimento, o novo diretor da Escola de Engenharia, Fernando Amorim, falou de sua felicidade por assumir a função: “É o reconhecimento de uma trajetória de compromisso profissional e pessoal com esta Instituição”. O professor também comentou o apoio que tem recebido da comunidade universitária e a tranqüilidade da transição de cargos. “Darei continuidade ao excelente trabalho do professor Ricardo Koury. Durante os últimos quatro anos, esta Escola esteve muito bem representada”.

Fernando Amorim comentou, ainda, a importância da experiência de seu companheiro na diretoria, o professor Rodney Rezende. Em seguida, falou do grande desafio do momento: a transferência para o campus Pampulha. “Já enfrentamos muitas dificuldades por causa da distância em relação às outras unidades. Esperamos que, com a mudança, e o aumento de nosso quadro de servidores, possamos crescer”, ressaltou.

O novo diretor ressaltou, contudo, que apenas a mudança de endereço não será suficiente para o desenvolvimento constante da unidade acadêmica: “Pensamos na qualidade de nossos cursos de graduação e pós-graduação, sempre atentos às demandas sociais”, afirmou. Por fim, comentou a estreita relação entre a Escola de Engenharia e o setor industrial.

Escola obstinada
Antes de proferir seu discurso, o reitor Ronaldo Pena convidou a reitora da UFMG na gestão 2002/2006, Ana Lúcia Gazzola, a falar aos presentes. A professora, que se prepara para assumir a diretoria do Instituto de Educação Superior para América Latina e Caribe, organismo da Unesco com sede em Caracas, na Venezuela, comentou a importância da Escola de Engenharia para a Universidade. E para o País: “Nesta extraordinária unidade, formaram-se profissionais imprescindíveis ao Brasil. Ressalto, portanto, a persistente obstinação e a praticidade construtiva dos engenheiros que aqui estudaram”.

A Reitora também comentou a eficiência dos engenheiros que trabalharam em sua equipe, como o próprio reitor Ronaldo Pena, que na gestão de Ana Lúcia ocupou o cargo de Pró-Reitor de Planejamento. A professora também aproveitou a solenidade para se despedir: “Na próxima semana, assumo meu novo cargo na Unesco. Esta Escola, onde se constrói tanta coisa boa, é o lugar certo para que eu me despeça, temporariamente, desta Universidade que tanto amo”.

Novas possibilidades
Em seu depoimento, o reitor Ronaldo Pena ressaltou, inicialmente, a satisfação, como professor titular da Escola de Engenharia, em participar da solenidade. “É muito especial dar posse a duas pessoas que se tornaram, nesta Universidade, símbolos de comprometimento institucional, competência e imaginação”, disse. Em seguida, também comentou a importância de a unidade acadêmica se transferir para o campus Pampulha: “Trata-se de um sonho que, finalmente, irá se materializar”.

Segundo o Reitor, a Escola de Engenharia, que já é um dos maiores centros de desenvolvimento de tecnologia no Brasil, terá, no campus Pampulha a possibilidade de “novas soluções para velhos problemas”. Ronaldo Pena ressaltou, ainda, o compromisso de sua gestão com a melhoria permanente do ensino. “Que os nossos cursos de graduação e pós-graduação melhorem a cada dia”, disse, ao também chamar a atenção para outros desafios da Universidade: “Precisamos, hoje, pensar em questões como inclusão social e expansão no número de vagas”.

Por fim, Ronaldo Pena ressaltou a herança intelectual da Escola de Engenharia, criada em 1911, e desejou à nova diretoria quatro anos de muito desenvolvimento.

A eleição
Fernando Amorim e Rodney Rezende foram eleitos com os votos dos mais de 6 mil eleitores que participaram da consulta na Escola de Engenharia, realizada no dia 25 de abril. Eles venceram a disputa para os cargos de diretor e vice-diretor da unidade, ao enfrentar a chapa composta pelos professores Márcio Benedito Baptista e João Antônio de Vasconcelos. A nova diretoria permanece no cargo de 2006 a 2010.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente