Universidade Federal de Minas Gerais

fotos: Eber Faioli
praca 1.JPG
Fachada "descerrada" da Praça da Ciência

Cerimônia marca início das obras da Praça da Ciência

quarta-feira, 28 de junho de 2006, às 16h53

"Compreender que a ciência e a tecnologia compõem um substrato essencial da cultura contemporânea e que as iniciativas culturais se desdobram em educação científica é uma forma inovadora de conceber a tarefa educacional do Estado – é ser coetâneo do seu tempo". Com essa reflexão, a vice-reitora da UFMG, Heloísa Starling, saudou, na manhã dessa quarta-feira, 28 de junho, o início das obras da Praça da Ciência - nome provisório do espaço multimídia destinado a divulgar e popularizar o conhecimento científico.

A cerimônia levou, ao anfiteatro do Museu de Mineralogia, localizado no prédio "Rainha da Sucata", na Praça da Liberdade, contingente expressivo de autoridades e representantes do segmento empresarial e cultural de Belo Horizonte. Após o pronunciamento das autoridades, todos se dirigiram ao antigo prédio da reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) - futura sede da Praça da Ciência - para assistir ao lançamento oficial das obras, simbolizado pela retirada de tecido preto, que recobria, inteiramente, sua fachada.

A Praça da Ciência integra o projeto Circuito Cultural, do governo mineiro, que está transformando o complexo arquitetônico da Praça da Liberdade em um espaço único no país, que aglutinará série de atividades culturais e artísticas totalmente abertas à população. Segundo previsão do governo do Estado, apenas a Praça de Ciência deverá atrair 300 mil visitantes ao ano. "Esse projeto deverá realizar a inclusão cultural da população", disse o coordenador do Circuito, Roberto Martins, ao abrir a cerimônia desta manhã.

A análise foi compartilhada pela secretária do Estado de Cultura, Eleonora Santa Rosa, ao reafirmar que o espaço permitirá concretizar a inclusão social por meio da ciência, da cultura e da tecnologia. "Parceria é a palavra fundamental nesse projeto, feito sem um único centavo da Lei de Incentivo", acrescentou a secretária, ressaltando a importância da participação da UFMG e do patrocínio da TIM. O custo das obras, todas a cargo da empresa, totalizarão R$ 10 milhões. "O foco que articula os interesses dos três parceiros é a construção de um projeto destinado à cidade e para o interesse público", acrescentou a vice-reitora Heloísa Starling, ao analisar o processo de construção da aliança entre os parceiros.

"Esse é, de longe, o maior projeto de uma empresa na área, no Brasil", afirmou o presidente regional da TIM, Luiz Gonzaga Leal. Presente à cerimônia de lançamento das obras, ele explicou que a empresa tem, entre seus objetivos, consolidar participação ativa na vida da comunidade e vanguarda em inovação tecnológica. "Esperamos que, por meio desse projeto - que trará ao Estado o que há de mais moderno em tecnologia em planetário -, o nosso esforço receba reconhecimento do mercado", finalizou. A solenidade de lançamento da Praça de Ciência contou também com a participação do secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paulo Kléber Duarte Pereira.

100 anos
Durante a solenidade foi lançada a cápsula do futuro. Trata-se de caixa composta por fotos da Praça da Liberdade, jornais que circularam no dia 28 de junho (inclusive edição 1.537 do BOLETIM UFMG) e textos dos idealizadores do projeto e personalidades ligadas à ciência. Deixaram suas mensagens, o reitor Ronaldo Pena, o governador de Minas, Aécio Neves, o presidente regional da TIM, Luiz Gonzaga Leal, e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas. O objetivo é que a cápsula seja aberta daqui a 100 anos, levando, para gerações futuras, o resgate histórico da concepção de ciência do início do século 21. "Hoje depositamos as esperanças em nós mesmos", diz trecho final da mensagem do governador.

O espaço da futura Praça da Ciência foi projetado pela arquiteta Jô Vasconcelos para receber exposições, experimentos e projeções informatizadas. Sua inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2007. “Queremos aproximar a ciência das pessoas. Vamos socializar, de forma interativa e envolvente, o conhecimento produzido na UFMG”, afirma a professora Tânia Costa, coordenadora do projeto pela Universidade.

O local possui 1.500 metros distribuídos em quatro andares, que abrigarão exposições, mostras virtuais, experimentos interativos, totens com computadores, palestras, cursos e seminários sobre ciência e tecnologia, além de Planetário. Este, importado da Alemanha, possui um sistema de projeção digital que permite transformar o ambiente em espaço multimídia e o uso de sua cúpula de 8,5 metros de diâmetro para projeções astronômicas ou de outros tipos de exibições científicas e artísticas. Haverá, ainda, uma cobertura ocupada pelo Terraço Astronômico, com telescópios e lunetas à disposição do público.

Público
O espaço é aberto ao público, mas a expectativa é de que seja visitado principalmente por professores e alunos da educação básica, como ocorre em outras partes do mundo com centros do gênero Por isso, a proposta é realizar atividades como palestras, conversas pedagógicas de ciências e oficinas práticas, além de produzir experimentos interativos, material paradidático e formar grupos de estudo para educadores.

“Estamos nos organizando e buscando convênios com as secretarias de educação de municípios do Estado para que a presença dos professores e alunos seja sempre planejada e constante. Desejamos que a relação dos educadores e estudantes com a ciência seja sistemática e dialógica”, explica a professora Tânia Costa, acrescentando que a Universidade já está se articulando para incorporar ao projeto pesquisadores com trabalhos reconhecidos na área educação científica.

O espaço tem um Conselho Curador, nomeado pelo reitor Ronaldo Pena, formado pelos seguintes pesquisadores: a vice-reitora Heloisa Starling e os professores Tânia Costa, diretora do Centro de Difusão da Ciência; Ângela Dalben, pró-reitora de Extensão; Carlos Alberto Pereira Tavares, pró-reitor de Pesquisa; Ricardo Takahashi (ICEx); Paulo Sérgio Lacerda Beirão (ICB); Renato Las Casas (ICEx); José Aurélio Garcia Bergmann (Escola de Veterinária); Carlos Antônio Leite Brandão (diretor-presidente do IEAT); Ricardo Fenati (Fafich); Maurício José Laguardia Campomori (diretor de Ação Cultural); e Wander Melo Miranda (diretor da Editora UFMG).

Clique aqui para ler a íntegra do discurso da vice-reitora Heloísa Starling.

Assista também ao vídeo sobre o projeto Praça da Ciência (Arquivo Windows Media Vídeo - Download: 5MB)

praca 2.JPG

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente