Universidade Federal de Minas Gerais

Eber Faioli
Museu Morfologia.jpg
Museu de Morfologia, um dos mais tradicionais espaços de ciência da UFMG

UFMG sedia encontro nacional de museus universitários

quarta-feira, 5 de julho de 2006, às 11h55

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro do Fórum Permanente de Museus Universitários e II Simpósio de Museologia da UFMG, programados para acontecer em Belo Horizonte, no período de 24 a 28 de julho. Os eventos vão abordar o tema Museus Universitários - Ciência, Cultura e Promoção Social, por meio de mesas-redondas e minicursos. O objetivo é promover o intercâmbio de experiência e de propostas políticas e operacionais para a atuação dos museus, tendo em vista suas diversas funções: produção de conhecimento, difusão e popularização da ciência e cultura, educação e promoção social.

Conforme programação do evento, o debate de abertura do Fórum vai reunir, às 9h do dia 25, no auditório da reitoria da Universidade, o secretário de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro Moreira, a superintendente de Museus de Minas Gerais, Silvânia Souza do Nascimento, o diretor do Departamento de Museus do Iphan/Ministério da Cultura, José nascimento Júnior e a presidente do Fórum de Museus Universitários, Maria das Graças Ribeiro.

No mesmo dia, às 10h40, ocorre, ainda, a inauguração do Laboratório de Pesquisa e Educação Inclusiva do Museu de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade (ICB). Todas as atividades do evento acontecerão no campus Pampulha da UFMG, à avenida Antônio Carlos, 6.627. Clique aqui para conhecer a programação dos demais dias.

Os interessados em participar devem se inscrever no endereço: www.fundep.ufmg.br/cursos/ mostraturma.asp?turma=2995**1*2/06.

Mais informações no sítio www.ufmg.br/forumdemuseus.