O Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (Crisp) abre, nesta terça-feira, às 19h30, aula inaugural do curso de especialização em estudos de criminalidade e Segurança Pública. A atividade, que consta de mesa-redonda sobre Perspectivas da Política de Segurança Pública é aberta à comunidade da UFMG e aos demais interessados no tema. Os debates contarão com a participação dos professores Ricardo Balestreri e Cláudio Beato.
O curso do Crisp, é financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, e destina-se, prioritariamente, para policiais civis e militares e guardas municipais. A aula inaugural acontece no auditório Professor Bicalho, sala 1003, térreo do prédio da Fafich, no campus Pampulha - avenida Antônio Carlos, 6.627.
Expositores
Ricardo Brisola Balestreri é diretor do Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. É educador, especialista em psicopedagogia clínica, membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Presidência da República. Participou do Núcleo de Acompanhamento da Execução do Programa Nacional de Direitos Humanos e dirigiu o Departamento da Criança e do Adolescente do Ministério da Justiça.
Cláudio Chaves Beato Filho é coordenador geral do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (CRISP). Doutor em sociologia, integra vários grupos de pesquisa no Brasil e no exterior sobre segurança pública. Consultor independente de várias organizações, como o Banco Mundial, tem publicado uma série de artigos sobre segurança pública e temas afins.