Com a marca recorde nacional de 598,8 quilômetros por litro de gasolina, o carro de milhagem CEA-M2, projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos da Escola de Engenharia da UFMG (CEA), venceu, no último final de semana, a Maratona da Eficiência Energética 2006. A disputa, promovida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) aconteceu nas pistas de Indaiatuba, São Paulo, e reuniu equipes de universidades brasileiras, dispostas a testar seus modelos automobilísticos de baixo consumo de combustível. A marca da UFMG foi registrada pela CBA. “Lutamos muito por esse resultado”, diz Antônio Rafael da Silva Filho, aluno do curso de engenharia mecânica e piloto do carro. Ele relata que a equipe mineira enfrentou séria dificuldade, após acidente sofrido nas pistas. Com o vidro frontal quebrado, Antônio Rafael dirigiu o CEA-M2 durante três horas, a uma velocidade média de 24 Km/h – conforme regra da competição – enfrentando a chuva e a resistência do vento, no próprio corpo. Nada disso impediu a vitória dos mineiros. Como explica o estudante, a equipe da UFMG aproveitou a experiência do ano passado - quando obteve a segunda colocação - para aperfeiçoar o projeto do carro de milhagem e, em especial, de sua aerodinâmica e do controle automático do motor. A melhoria técnica resultou de parceria entre os cursos de engenharia mecânica e engenharia elétrica. "A automotização do controle eletrônico do motor proporciona maior precisão para se atingir parâmetros e marcas relativas ao consumo de combustível", diz o estudante. Ele explica que esse recurso tornou mais eficiente a estratégia de condução do CEA-M2, adotada durante a competição. A ação consistia em ligar o motor, acelerar e deixar o veículo andar por inércia. O procedimento reduz o consumo de energia. A equipe campeã da UFMG, que reúne estudantes de engenharia mecânica, controle e automação e engenharia elétrica deverá receber, em breve, seu prêmio: um protótipo do veículo Celta, para uso em pesquisa científica na Universidade. O trabalho dos estudantes foi coordenado pelos professores Paulo Iscold, do departamento de Engenharia Mecânica, e Marco Antônio Severo, do departamento de Engenharia Eletrônica, ambos da Escola de Engenharia. O projeto do CEA-M2 contou com o patrocínio da concessionária Auto Japan.