O Hospital das Clínicas (HC) da UFMG estima em cerca de R$ 150 mil reais a arrecadação proveniente da campanha McDia Feliz, realizada no último dia 26 de agosto. O HC foi escolhido pelo Instituto Ronald McDonald para receber a verba arrecadada na iniciativa em Belo Horizonte. "O resultado foi sensacional. A a campanha teve excelente repercussão e a arrecadação superou muito esse valor. Eu, como oncologista do HC, em nome das crianças, agradeço a todos que colaboraram. Nossos meninos merecem", ressalta o médico Gilberto Ramos, do setor de onco-hematologia infantil do HC. A meta estipulada para a iniciativa em 2006 foi batida, praticamente, em todas as lojas da rede de fast foods. No total, foram vendidos mais de 21 mil sanduíches, número 35% superior ao registrado no ano passado. Este número anda pode aumentar com a apuração das vendas em algumas lojas, ainda não contabilizada. O valor estimado de R$150 mil é proveniente da venda de Big Mac, de produtos exclusivos e fruto de arrecadações adicionais. Tratamento do câncer Chefe do Serviço de Hematologia Pediátrica do HC, o professor Marcos Borato explica que a parceria entre o McDonald's e a UFMG nasceu de um contato acadêmico. Integrante do Conselho Científico do Instituto Ronald McDonald, o professor Algemir Brunetto, coordenador do Setor de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esteve na Universidade para participar da banca de uma defesa de mestrado. "Ele conheceu o Hospital das Clínicas e viu que nossas instalações precisavam de ajuda, e que não havia dinheiro para investimento", recorda Borato.
O montante arrecadado ajudará na construção de uma ala de internação onco-hematológica para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer, no 10º andar do HC. Dos 22 leitos previstos, dois serão isolados, para casos mais graves, com acomodações para o acompanhante. A obra está orçada, inicialmente, em R$1,4 milhão.