As congregações das unidades acadêmicas têm até o dia 23 de outubro para manifestar opinião sobre a proposta que regulamenta a realização de festas na UFMG. O debate, de âmbito institucional, tem por objetivo colher subsídios para documento sobre o assunto, a ser aprovado no Conselho de Diretores. Elaborada por comissão especial constituída especificamente para essa finalidade, a proposta pretende estabelecer medidas sobre a realização de comemorações e festas universitárias no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas e inter-unidades, organizadas ou promovidas pelos corpos docente, discente ou técnico e administrativo, bem como pelas respectivas associações, entidades estudantis, diretórios, sindicatos ou outras entidades e órgãos representativos da comunidade universitária. Regulamentação Constituída na atual gestão, a Comissão Especial elaborou a proposta que agora recebe sugestões das congregações. "Ouvidas as congregações, o Conselho de Diretores discutirá a matéria e poderá recomendar ao reitor a emissão de portaria definindo procedimentos para a realização de festas", explica a coordenadora da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods), Consuelo Dupin. A comissão tem participação paritária, com três representantes da Reitoria e três estudantes: servidora Maria Célia Nogueira Lima, coordenadora da CAC; arquiteta Ana Motta, pró-reitora de Administração; professora Samira Zaidan, diretora de assuntos estudantis; e os universitários Guilherme Costa Coelho e Fábio Martins Costa Santos, ambos do curso de Engenharia Elétrica, e Rafael Ribeiro de Ávila, aluno do curso de Geografia. Bebidas A mesma portaria também autoriza a direção do Centro Esportivo Universitário a decidir quanto às condições e pontos de venda e com relação à suspensão da comercialização, caso necessário. Estudantes
A regulamentação estava prevista na Portaria 2.123, de julho de 2003, que suspendeu a realização de festas nos espaços externos aos prédios da UFMG "até regulamentação a ser feita no âmbito do Conselho de Diretores, a partir de estudo elaborado por comissão constituída para esse fim".
A comercialização de bebida alcoólica no âmbito da UFMG, também proibida em 2003 pela Portaria 2.122, sofreu alteração no último dia 22, quando o reitor Ronaldo Pena assinou a Portaria 19/2006, que autoriza o comércio de cerveja em lata no Centro Esportivo Universitário (CEU), desde que a venda seja restrita a maiores de 18 anos, apenas nos seguintes dias e horários: de segunda a quinta-feira, de 18h às 22 horas; sexta-feira, de 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, de 10h às 17 horas.
Nos meses de maio e junho de 2006, estudantes, ligados aos DA's e ao DCE, participaram de reuniões com a vice-reitora Heloísa Starling sobre a questão da comercialização de bebidas. Daí nasceu, inclusive, a idéia da criação da comissão paritária constituída para debater as festas no campus Pampulha. Também para discutir a questão, há representantes do corpo discente no Conselho de Diretores e nas congregações das unidades acadêmicas.