Universidade Federal de Minas Gerais

Acervo Agência Estado
Camponeses-2.jpg
Concentração das Ligas Camponesas de Pernambuco, em setembro de 1960

As lutas e as utopias agrárias em debate na UFMG

sexta-feira, 3 de novembro de 2006, às 14h36

Os ministros Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário; Marina Silva, do Meio Ambiente; e Fernando Haddad, da Educação, participam, nesta terça-feira, 7, na UFMG, da solenidade de abertura do seminário Utopias Agrárias.

O evento, que prossegue até sexta-feira, 10, é um desdobramento de pesquisas desenvolvidas pelo Projeto República que mostram a conformação do ideário republicano no universo agrário desde o século 19.

Os estudos do Projeto República resgatam experiências utópicas que começaram ainda no império, como Canudos, na Bahia, e Nova Filadélfia, no Norte de Minas, e que continuaram no período republicano, como as Ligas Camponesas, em Pernambuco, lideradas por Francisco Julião.

Debatedores
As mesas de debate reunirão pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, para discutir temas como a imaginação brasileira e o sentimento de reforma agrária, Estado e cidadania para o sertão, questão agrária e ambiental.

Haverá ainda um depoimento do líder camponês Manoel da Conceição, além de lançamento de livro, mostra de cinema, exposição de vídeos e apresentações musicais.

Para os organizadores da iniciativa, a questão agrária ainda tem "status" de utopia em pleno século 21. "Mesmo porque não foi resolvida até hoje", salienta o professor Maurício Campomori, diretor de Ação Cultural da UFMG e coordenador-geral do evento.

Livro e CD-ROM
Na sessão de abertura serão lançados o livro e o CD-ROM do projeto Sentimento de reforma agrária, sentimento de República.

Publicado pela Editora UFMG, o livro é uma coletânea de artigos que analisam temas como a tradição republicana e o entendimento da terra, a tradição anticapitalista e o modo com que a cinematografia e a música brasileira se apropriam da questão agrária. Entre os articulistas estão a vice-reitora Heloísa Starling, idealizadora do evento, e os professores Rodrigo Patto e Juarez Guimarães.

Já o CD reúne textos – de cunho acadêmico, mas produzidos para um público mais amplo – trechos de filmes – escolhidos num universo de 340 produções nacionais pesquisadas – e músicas populares (cerca de 180 canções de gêneros que vão do rock ao samba) que refletem sobre a interface entre a idéia de república e o mundo agrário. Veja aqui a programação completa.

Serviço:
Seminário Utopias Agrárias
Data: 7 a 10 de novembro
Local: auditório da Escola de Ciência da Informação, campus Pampulha
Solenidade de abertura: dia 7, às 19h30
Informações: (31) 3409-5513, das 14h às 18h