Universidade Federal de Minas Gerais

Belas-Artes comemora 20 anos de seu curso de Estilismo e Modelagem do Vestuário

segunda-feira, 20 de novembro de 2006, às 16h23

Exposição, palestras, mesas-redondas, apresentações musicais, performances e lançamento de DVD sobre a história da moda são atividades que marcarão, de 20 a 22 de novembro, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumond, 174 - Centro), as comemorações pelos 20 anos de criação do curso de Estilismo e Modelagem do Vestuário, da Escola de Belas-Artes (EBA) da Universidade. O evento também contará com uma série de desfiles, em que serão exibidas criações de alunos e ex-alunos do curso, muitos deles estilistas já consagrados.

Criado em 1986, com o status de primeiro curso oficial de moda do país, o projeto Estilismo e Modelagem do Vestuário, da EBA, formou nomes hoje reconhecidos nacional e internacionalmente. Ronaldo Fraga, Angélica Oliveira, Martielo Toledo, Suzana Bastos, Lívia Limpi e Hudson Freitas estão entre os mais de 400 profissionais formados pela Escola ao longo de duas décadas.

"A moda vai além das roupas. A exposição será a oportunidade de o público conferir esse caráter holístico, representado por grandes estilistas", ressalta o professor e artista plástico Paulo André, curador da mostra. Uma das propostas do evento é fazer um apanhado da produção do curso, desde 1986, e manter o "crivo pedagógico" capaz de revelar a diversidade do setor e o processo de produção da moda.

O estilismo brasileiro
Países árabes, Japão, Turquia, Europa, Estados Unidos e Canadá, além dos vizinhos da América do Sul, estão entre os parceiros comerciais do Brasil no setor do Fashion Business. A moda constitui, hoje, mercado que cada vez ganha mais visibilidade, através de eventos como a Semana Oficial de Moda (Fashion Week), que movimenta as duas principais metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro

Além disso, verifica-se, hoje, amplo aquecimento do setor editorial, que tem investido em publicações sobre o assunto, e o surgimento crescente de confecções, ateliês, escritórios de design e fábricas de assessórios. "Todo esse ti-ti-ti faz o mercado de moda ficar cada vez mais competitivo, caminhando para uma realidade sem lugar para amadores", ressalta o professor Vlad Eugen Poenaru, que coordena o curso da UFMG desde 2002.

"Estamos com quase 21 anos de estilismo e já temos maioridade para usufruir nossa tradição", comemora Poenaru, ao lembrar que em 2008 o curso passará a se chamar Design de Moda.

Dado interessante, é, segundo o professor Paulo André, o alto nível de empregabilidade entre os estudantes aqueles que fizeram o curso: " Nosso grande cartão de visitas é saber que quase 100% dos alunos estão empregados", completa.
(Com assessoria da EBA)

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