Prossegue nesta quinta-feira, 13 de dezembro de 2006, na Escola de Belas Artes da UFMG, o projeto Arte criança, iniciado ontem na Escola de Belas Artes da UFMG. Alunos de 9 a 12 anos e professores da Escola Estadual Afonso Neves, vizinha ao campus Pampulha, têm contato com diversas formas de expressão artística. Monotipia, modelagem, desenho, música e teatro fazem parte da programação. O evento, coordenado e executado por funcionários da UFMG, faz parte do curso Cultura e Projeto, que é uma realização da Escola de Bela Artes e tem o apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG. Segundo a professora Lucia Gouvêa Pimentel, da EBA-UFMG, “Não se discute mais a importância da arte na vida das pessoas. Essa é uma discussão ultrapassada, que ficou no século passado. É público e notório que a arte é importante na formação contínua dos cidadãos. Sendo parte da cultura de um povo, de uma comunidade, a arte não despreza sua herança cultural, mas cria e inova-se a cada momento”. Ela acrescenta que “a importância da arte é maior ainda durante a infância e a juventude, quando se formam e consolidam os referenciais estéticos. É preciso, portanto, proporcionar alternativas de produção estética para quem está na escola, para que os vandalismos das pichações, por exemplo, dêem lugar a formas diferenciadas de expressão artística” Projeto “A partir dessa vivência, espera-se que as professoras passem a buscar um aprimoramento constante para sua atuação em sala de aula e que os alunos percebam que arte é uma área de conhecimento fundamental para sua vida cidadã”, conclui Lúcia Pimentel. Arte criança é uma iniciativa dos alunos da primeira turma do Curso Cultura e Projeto, da Escola de Belas Artes da UFMG, que é composta por funcionários da Escola de Belas Artes, da Escola de Música e da Reitoria. O curso tem o apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG.
É isso que o projeto Arte criança se propõe, nestes dois dias, trabalhar técnicas artísticas com crianças, jovens e professoras da Escola Estadual Afonso Neves. As oficinas de monotipia, modelagem, desenho, música e teatro darão oportunidade para que eles tenham experiências diversificadas, incentivando a presença da arte na escola de maneira mais significativa e consistente.