Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
Teleconferencia2.JPG
Professor João Gabriel Fonseca dialoga on line com médica residente em Tiradentes

Videoconferência apresenta Telessaúde e projetos culturais da UFMG em Tiradentes

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007, às 18h11

O reitor Ronaldo Pena recebeu na tarde desta segunda-feira, 12, na Faculdade de Medicina da UFMG, o ministro da Saúde, Agenor Álvares da Silva, o vice-governador Antônio Augusto Anastasia e outras autoridades, para a abertura das atividades da residência médica em Saúde da Família e do serviço em Telessaúde na cidade mineira de Tiradentes.

O evento, que ocorreu simultaneamente em Belo Horizonte Tiradentes, utilizando o recurso da videoconferência, serviu também para que a Universidade anunciasse inúmeros projetos culturais naquela cidade, sob o patrocínio da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, mantida pela UFMG.

Da prefeitura de Tiradentes, a vice-reitora, Heloísa Starling, presidiu a mesa da cerimônia, que contava com as presenças da secretária de Estado da Cultura, Eleonora Santa Rosa, do prefeito do município, Nílzio Barbosa, quando foram apresentados os projetos de implantação do Núcleo de Teleconferência e de Modernização da Biblioteca e da Galeria Miguel Lins. As obras serão financiadas pelo Ministério do Turismo, que já liberou R$ 350 mil para essa finalidade.

Saúde e cultura
A vice-reitora iniciou seu pronunciamento saudando a professora Ana Starling, assessora para a área da saúde da UFMG, pelos esforços de apoio à instalação da residência médica em Tiradentes. Em seguida, ressaltou que as iniciativas na cidade mineira "representam, também, uma nova etapa da trajetória da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade".

Heloísa Starling lembrou a todos a importância de se investir em cultura, como vetor de desenvolvimento social, chamando a atenção para a relevância de espaços do patrimônio público, que "revelam que a relação entre cultura e saúde são imprescindíveis para a construção da cidadania".

O prefeito de Tiradentes, Nílzio Barbosa, agradeceu à UFMG a iniciativa e falou da importância, para a comunidade local, do investimento em cultura e saúde. "Somos hoje agraciados com este projeto da UFMG, que facilitará o atendimento médico à população. Cumpre-se, assim, com a demanda de grande parte de nossa comunidade", completou.

Conhecimento partilhado
Após o depoimento do prefeito Nílzio Barbosa, os presentes à solenidade, em Tiradentes e Belo Horizonte, puderam assistir à demonstração de troca de informações técnicas entre profissionais das duas cidades. No interior, a médica Tereza Cristina Gomes Horta apresentou ao professor da Faculdade de Medicina da UFMG, João Gabriel Marques Fonseca, na capital mineira, a situação clínica de uma paciente de 55 anos, que apresentava, entre outras patologias, elevado grau de obesidade e problemas ortopédicos.

Após detalhada descrição do quadro clínico da paciente, João Gabriel Fonseca pôde orientar a médica residente em Tiradentes com relação aos melhores procedimentos subseqüentes. Além da troca de dados técnicos, o professor pôde ver, na tela de um computador, o Raio-X do tórax da paciente. Muitas de suas sugestões aos profissionais na cidade mineira basearam-se nessa observação.

Cultura
Em seguida à exposição da troca de informações por videoconferência, a secretária de Estado da Cultura, Eleonora Santa Rosa, ressaltou a "belíssima idéia" do projeto da UFMG, que vai ao encontro dos circuitos regionais propostos por sua pasta. "Temos o compromisso de promover o direito de todos à cultura, essa área estratégica para qualquer sociedade", disse, ao agradecer o espírito entusiasta da prefeitura local. "É importante que todos coloquem a cultura na ordem do dia".

Eleonora Santa Rosa também elogiou a iniciativa da UFMG de buscar, futuramente, implantar um curso de pós-graduação em museologia. "É importantíssima a capacitação de recursos humanos em um dos Estados com maior patrimônio histórico do Brasil", completou.

Em seu depoimento, falando de Belo Horizonte, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia, que representava o governador Aécio Neves, parabenizou a Universidade pela "iniciativa louvável". "Serviços de saúde pública marcam as principais demandas da sociedade. É interessante observar a ação conjunta, em ocasiões como essa, das diversas esforas de governo e instituições".

Ele ressaltou, a importância de iniciativas como a que a Universidade, "célula-mater da intelectualidade mineira", acaba de implantar em Tiradentes. "A UFMG dá um exemplo de proficiência, dessa vez em prol da comunidade de uma cidade que possui patrimônio inestimável".

Apoio ao SUS
Durante sua exposição, o reitor Ronaldo Pena falou de sua "grande satisfação por este momento em que se amplia a presença da UFMG em Tiradentes". Ao comentar as ações na área de saúde, o reitor ressaltou a importância das atividades da UFMG em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). "A UFMG é parte do SUS", disse.

Agradeceu também o apoio dos ministros da Saúde, Saraiva Felipe e Agenor Álvares, este atualmente à frente da pasta, aos projetos da Universidade na área. "Em Tiradentes, através do Centro de Integração em Telessaúde da UFMG, apoiaremos o programa de Residência Médica em Saúde da Família", acrescentou. Ronaldo Pena também comentou a importância da valorização da cultura pelo setor público. "Entendo que a preservação de nossas tradições é dever do Estado. Não cabe contrapor saúde e cultura", ressaltou.

Saúde e tecnologia
Em sua fala, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, disse que a demonstração de atendimento clínico, presenciada durante a solenidade, "simboliza a importância do empreendimento realizado em Tiradentes. A tecnologia empregada representa os esforços do Ministério na melhoria da saúde da família".

Para o ministro, o contato de profissionais por videoconferência também é importante por desafogar os centros de referência do país. "Além disso, podemos ampliar o conforto das pessoas que necessitam de atendimento", comentou. "Para tudo isso, é importante dizer que contamos, no Ministério, com o apoio de uma grande Universidade, capaz de integrar serviços e ações", completou.

Autoridades
Em Belo Horizonte, além do reitor Ronaldo Pena, compunham a mesa da solenidade o diretor da Faculdade de Medicina, professor Francisco Penna; o secretário municipal de Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Jr.; o secretário de Gestão do Trabalho e Educação da Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Campos; o coordenador do Departamento de Atenção Básica do Ministério, Luiz Fernando Rolim; e o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Diego Victoria.

Na cidade de Tiradentes, além da vice-reitora, Heloísa Starling, que presidia a cerimônia, estavam presentes a secretária de Estado da Cultura, Eleonora Santa Rosa, o prefeito do município, Nílzio Barbosa, o vice-prefeito Reinaldo Noronha, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Raimundo Noronha, e o diretor da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, Evandro José Lemos da Cunha, professor da Escola de Belas-Artes da UFMG.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente