Eber Faioli |
Na tarde desta quarta-feira, 28 de fevereiro, no auditório da Reitoria da UFMG foi aberto oficialmente o 5º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística (Abralin), que segue até o dia 3 de março. Compuseram a mesa de abertura do evento o reitor Ronaldo Pena, o diretor da Faculdade de Letras (Fale), professor Jacyntho José Lins Brandão e a presidente da Abralin, gestão 2005/2007, professora Thaïs Cristófaro Alves da Silva. Além de apresentar a Universidade aos participantes do encontro, o Reitor da UFMG ressaltou a importância, para a Instituição, de sediar o evento. "A realização do Congresso da Abralin na UFMG significa, para nós, o reconhecimento a nossa constante busca por excelência", ressaltou, ao parabenizar a atuação da professora Thaïs Cristófaro, da Faculdade de Letras da UFMG, à frente da presidência da Abralin. Logo após a abertura, a professora Cláudia Roncarati realizou homenagem ao professor e pesquisador Luiz Antônio Marcuschi, da Universidade Federal de Pernambuco, um dos mais importantes nomes da ciência lingüística brasileira da atualidade. Em seguida à homenagem, Thaïs Cristófaro, presidente da Abralin, apresentou aos participantes do Congresso uma Visão panorâmica da Associação. Em primeiro lugar, a professora rememorou as discussões que levaram à atual definição, para a entidade, das áreas de pesquisa em lingüística. "Buscamos compreender quem, exatamente, nós somos", comentou. Segundo os dados apresentados pela presidente, o Congresso da Abralin 2007 concentra 1207 pesquisadores, ligados a 14 diferentes áreas de pesquisa em lingüística, da Análise do discurso e do texto - que concentra maior número de estudiosos - à Terminologia. Nesta edição, 580 professores e 552 alunos de graduação e pós-graduação participam do evento. Thaïs Cristófaro também analisou a participação da lingüística na pesquisa nacional. Na distribuição de fomento do CNPq, a área conta com 157 bolsas concedidas aos pesquisadores. O evento Ao longo dos 4 dias de evento, haverá divulgação de resultados de pesquisas nas modalidades pôster, comunicação individual, sessão de comunicação coordenada e mesas-redondas. O I Congresso Internacional da Abralin foi realizado em Salvador, no ano de 1994, na gestão da professora Suzana Alice Cardoso (UFBA). Em 1997, a professora Maria Denilda Moura organizou o I Congresso Nacional da Abralin, na UFAL. A Abralin
O V Congresso Internacional da Abralin busca oferecer aos associados amplo debate sobre a organização da Associação e seu relacionamento com as agências de fomento e as demais sociedades científicas. Várias oficinas serão oferecidas aos associados na expectativa de socialização de conhecimento específico da área.
Fundada em 1969, a Abralin congrega mais de mil profissionais com o objetivo de promover, desenvolver e divulgar estudos de lingüística no Brasil. Entre os principais temas discutidos pela associação estão a descrição e a documentação do português e das línguas indígenas, a interdisciplinaridade, o ensino da gramática e da lingüística na graduação e na pós-graduação, além da questão do padrão lingüístico nas escolas e das reformas curriculares.