Professores da rede municipal de Contagem têm novo suporte para sua formação. É o caderno “Contagem: Proposta de Alfabetização e Letramento”. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Ceale da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, a ação tem apoio da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, do Ministério da Educação. O Caderno consolida o trabalho de formação continuada de professores realizado, nos últimos dois anos, dentro dos cursos oferecidos pelo Ceale — Instrumentos da Alfabetização e Alfabetização e Letramento. É uma proposta de ensino para professores do 1° ciclo do ensino fundamental. Além de abordar aspectos teóricos e metodológicos da alfabetização, o Caderno traz relatos de experiências e depoimentos dos professores de Contagem, que participaram ativamente da elaboração do material. Em 2006, parte das atividades do curso “Alfabetização e Letramento” foi direcionada para a elaboração do caderno em oficinas temáticas com os professores do município. O trabalho teve assessoria pedagógica de Maria das Graças Bregunci, pesquisadora do Ceale. Segundo ela, essa proposta faz parte de uma nova metodologia de formação. “Essa iniciativa é muito importante, já que foi estruturada realmente a partir das bases, com uma articulação respeitosa das reflexões registradas pelos educadores”, afirma. A publicação será lançada na abertura do I Seminário de Alfabetização e Letramento da Rede Municipal de Contagem, em 27 de março, e distribuída a todos os professores do 1° ciclo. “Será um momento de retorno aos educadores que ofereceram os elementos para sua produção e que poderão se identificar com o registro consolidado”, comenta a assessora. Parte do material será divulgada em outras redes. Segundo a coordenadora de relações institucionais do Ceale, Aparecida Paiva, idéia é que essas iniciativas integrem uma coleção, intitulada “Educadores na Rede”. “Queremos estimular a produção de materiais em outros grupos e dar autonomia ao trabalho dos professores”, afirma. Formação para todos Para a coordenadora de Políticas da Educação Básica da Seduc, Maria Elisa Campos, a formação continuada de professores teve grande impacto no trabalho da rede municipal de Contagem. “Hoje os trabalhadores têm como discutir com profissionais de outras escolas a sua prática cotidiana, aprofundando seus conhecimentos teóricos e buscando novas alternativas de trabalho. Isso faz com que o educador se sinta mais valorizado”, avalia. Ela ressalta que a formação é oferecida a todos os professores em exercício. “Ninguém fica de fora.” (Assessoria do Ceale)
A parceria entre a Seduc de Contagem e o Ceale começou em 2005, quando todos os 980 professores do 1° ciclo da rede participaram do programa “Instrumentos da Alfabetização”. Em 2006, a capacitação teve continuidade: 1.040 educadores concluíram o curso “Alfabetização e Letramento”.