Cerimônia que acontece nesta quarta-feira, 18, às 15h30 no Palácio da Liberdade, vai marcar a celebração de convênio entre o governo do Estado, a IBM e a UFMG, tendo como objetivo a capacitação, num primeiro estágio, de 500 novos profissionais de informática para trabalhar no Centro de Atendimento que a IBM instalará em Belo Horizonte. Assinam o convênio o governador Aécio Neves e o reitor Ronaldo Pena, além de representante da empresa. Caberá à UFMG, por meio do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e da Faculdade de Letras (Fale), capacitar os candidatos aos novos postos de trabalho oferecidos pela IBM. De acordo com o chefe do departamento, professor Antônio Otávio Fernandes, os 500 primeiros selecionados serão divididos em turmas, cada uma das quais deverá freqüentar 70 horas/aulas, sendo 40 horas dedicadas ao treinamento em informática e 30 horas a aulas de inglês. "Trata-se de um projeto-piloto que vai, num segundo momento, contar com a colaboração de outras instituições de ensino superior do Estado", ressalta do chefe do Departamento de Ciência da Computação. Ele prevê que o treinamento terá duração de nove meses e será oferecido nas instalações da Escola de Engenharia, no Centro da cidade. Prioridade A implantação do Centro de Atendimento da IBM em Minas Gerais conta com o suporte do governo de Minas, que elegeu o setor de tecnologia da informação, assim como o da microeletrônica e o da biotecnologia, como as três áreas estratégicas para a promoção do desenvolvimento econômico do Estado. A operacionalização do convênio, por parte do Estado, tem participação direta das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os candidatos ao curso de treinamento para o Centro de Atendimento serão selecionados pela IBM, que exige dos interessados que tenham o segundo grau completo ou que já estejam cursando o terceiro grau, além de domínio do inglês intermediário. Não é necessário o conhecimento prévio de informática.
A iniciativa faz parte do projeto da IBM - que já mantém um Centro de Atendimento em Hortolândia (SP), onde trabalham cerca de oito mil empregados - de criar outros núcleos semelhantes disseminados pelo país: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. A intenção da empresa é que, nos próximos quatro anos, os novos Centros de Atendimento absorvam cerca de 17 mil empregados, seis mil deles em Belo Horizonte. Esses profissionais ficarão responsáveis pelo atendimento à clientela da IBM nas três Américas.