A palestra Complexidade e transdisciplinaridade a ser proferida nesta quinta-feira, dia 26, às 17h, pelo professor Paulo Roberto Margutti, do departamento de Filosofia da UFMG, encerra o seminário Novos paradigmas e educação: possibilidade teórico-metodológica para uma prática inclusiva, que a Faculdade de Educação (FaE) promoveu nos dias 25 e 26 de abril. A palestra acontece no auditório da FaE, no campus Pampulha. Organizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Complexo (Neppcom), o evento é aberto à participação de pesquisadores, estudantes e profissionais do ensino, e de pessoas que atuam com trabalho comunitário, movimentos sociais e experiências alternativas em educação. Além de convidados de reconhecimento internacional, como o professor Pedro Demo, da UnB, o seminário conta com oficinas e apresentação de casos com temas como inclusão de portadores de necessidades especiais, bioenergética e teoria do caos. O seminário tem como objetivo discutir experiências alternativas no campo da educação, elaboradas com base no conhecimento construído em redes pensamento complexo. Este novo paradigma substitui a análise positivista dos fenômenos e os encara como inseridos numa rede complexa de causas. Segundo a coordenadora do Neppcom e do seminário, professora Conceição Clarete Xavier, ao encarar os fenômenos de forma diversa da análise positivista de causa e efeito, o pensamento complexo se articula naturalmente com práticas de inclusão, estimulando discussões sobre temas como gênero, raça e portadores de necessidades especiais. Outra característica do pensamento complexo é a abordagem da subjetividade, em contraposição à objetividade da pesquisa no positivismo.