Estão abertas as inscrições para o curso de Neuropsicologia - Transtorno não verbal de aprendizagem (tnva), que acontece nos dias 11, 18 e 25 de maio e 1º, 8 e 15 de junho, das 18h30 às 22h30. A iniciativa é do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) da UFMG, do departamento de Psicologia da Fafich, coordenador pelo professor Vitor Geraldi Haase. Dentro da programação do curso, os participantes terão contato com a abordagem de temas como conceitos e modelos de correlação estrutura-função, transtornos da percepção e do esquema corporal, do processamento visoespacial, da cognição social e educação de crianças e adolescentes com tnva. Na ementa do curso, estão também análises da epidemiologia do tnva, de modelos de correlação estrutura-função, de características clínicas do transtorno e de sua relação com as síndromes neuropsicológicas. Inscrições O transtorno "Tendo em vista a baixa prevalência, o tnva é freqüentemente confundido com deficiência mental, mas seu prognóstico é diferente. Com base no desempenho verbal relativamente preservado, crianças e adolescentes com tnva têm seu potencial superestimado por pais e educadores, o que acarreta expectativas irrealistas quanto ao seu desempenhjo e contribui para o desajuste psicossocial", escrevem os organizadores do evento.
Para se inscrever, os interessados devem procurar o setor de cursos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), na avenida Antônio Carlos, 6627, no quarto andar da Unidade Administrativa II. Na internet, o endereço eletrônico é www.fundep.br/cursos.
O transtorno não verbal de aprendizagem (tnva) caracteriza-se por transtornos da percepção do corpo, da coordenação motora, do processamento visoespacial, númerico e textual, dos processos, inferências e da cognição social.