A segunda edição do Ceale Debate 2007, que acontece na próxima quarta-feira, 23 de maio, terá como conferencista a professora Elidéa Bernardino, da PUC-MG, que vai falar sobre alfabetização e inclusão de surdos na escola. O evento, aberto ao público, ocorre a partir das 19h30, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, no campus Pampulha - avenida Antônio Carlos, 6627. Não é necessário fazer inscrição prévia. Elidéa Bernardino é doutora em lingüística pela Universidade de Boston, Estados Unidos, e especialista em linguagem de sinais. Em 2000, publicou o livro Absurdo ou Lógica? Os surdos e sua produção lingüística. Criado em março de 1994, o Ceale Debate é um evento permanente, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão complementar da FaE. O objetivo é apresentar e discutir estudos e pesquisas finalizados ou em fase de conclusão que possam auxiliar a atuação e a formação de profissionais e estudantes envolvidos no ensino da leitura e da escrita. (Assessoria de Comunicação do Ceale)
No encontro, a conferencista pretende abordar a legislação brasileira sobre Libras e educação especial, a situação atual da distribuição de alunos surdos nas escolas, o uso da língua de sinais na alfabetização de surdos, entre outros assuntos. A palestra será traduzida simultaneamente por um intérprete de sinais.
A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida pelo governo federal em 2002 como meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileiras. Em dezembro de 2005, o decreto lei nº 5.626 determinou que, em dez anos, todos os cursos de fonoaudiologia e de formação de professores para o magistério, em nível médio ou superior, em instituições públicas ou privadas de todo o país, deverão ter a Libras como disciplina obrigatória.
Transmissão
A palestra terá o áudio transmitido ao vivo pela Rádio FaE, em sua página na internet (www.radio.fae.ufmg.br), ou no portal Ceale (www.fae.ufmg.br/ceale), onde também ficarão disponíveis os arquivos da apresentação utilizados pela conferencista.