Universidade Federal de Minas Gerais

Felize Zig
Marshall_Sahlins_Honoris_Causa.jpg
Reitor Ronaldo Pena e Marshall David Sahlins

UFMG entrega a Marshall Sahlins título de Doutor Honoris Causa

quarta-feira, 23 de maio de 2007, às 18h42

Em sessão solene do Conselho Universitário, no auditório da Reitoria, na noite desta quarta-feira, 23, o reitor Ronaldo Pena entregou ao antropólogo norte-americano Marshall David Sahlins, da Universidade de Chicago (EUA), o título de Doutor Honoris Causa, principal honraria concedida pela UFMG a personalidades que não pertencem aos seus quadros.

Em seu discurso, o Reitor afirmou que, em seus 80 anos, a UFMG homenageou com este título apenas 14 personalidades. E justificou a escolha de Sahlins ao considerá-lo como "um dos mais profundos e originais antropólogos de nosso tempo" (leia o discurso na íntegra).

A saudação a Sahlins foi feita pelo professor Eduardo Viana Vargas, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), que falou da "impressionante carga simbólica" do título e citou alguns dos motivos da indicação de Sahlins pela congregação da Fafich. Segundo Vargas, Sahlins é notório polemista, tem grande capacidade de síntese, rigor, criatividade, e alia inovação e respeito pela boa tradição antropológica.

Ainda na saudação, Vargas falou sobre a importância de Sahlins para a história e a etnografia dos povos do pacífico sul e assegurou que o impacto de sua obra tem "o porte de um tsunami".

Agradecimento
Em seu discurso de agradecimento (leia tradução, na íntegra), Sahlins afirmou que tal reconhecimento ao seu trabalho "é apenas a representação de um desenvolvimento acadêmico muito mais amplo e mais importante, que é a recente instituição de um programa de pós-graduação em Antropologia na UFMG".

E acrescentou que os antropólogos brasileiros "estão desempenhando um papel crítico em manter vivo e saudável o estudo comparativo da cultura".

Leia mais sobre Sahlins.