Em assembléia realizada nesta segunda-feira, 28 de maio, no auditório da Faculdade de Medicina, cerca de 350 servidores técnico-administrativos em educação da UFMG aprovaram a adesão à greve nacional dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE´s) das Instituições Federais de Ensino (Ifes) brasileiras.
Segundo informações da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), 21 universidades aprovaram o indicativo de greve para o dia 28. Os dirigentes sindicais prevêm que, até o final desta semana, outras 30 universidades deverão aderir ao movimento grevista.
Movimento
Até o final desta semana, o Comando de Greve espera ter um mapa da paralisação nas unidades, uma vez que os setores ainda estão realizando reuniões para discutir as formas de adesão ao movimento. A assembléia dos TAEs decidiu pela criação das comissões que atuarão no Comando de Greve, com o objetivo de organizar o movimento.
Foram também indicados os representantes da UFMG no Comando Nacional de Greve, em Brasília: Jair Pereira dos Santos; Fátima Guiomar Vieira de Britto; Cássia Helena Silva Magalhães Moura; Edson Ferreira da Rocha e Itamar Costa de Alkimim.
A UFMG tem atualmente 4.445 servidores do quadro efetivo, lotados nas unidades acadêmicas e administrativas da instituição, além de unidades especiais, como o Hospital das Clínicas. Uma nova assembléia geral foi marcada para o dia no dia 1º de junho, sexta-feira, às 9h30, no auditório da Reitoria.