Universidade Federal de Minas Gerais

Acervo Projeto República
FOTO ENE 2.JPG
Estudantes presos pela políca durante a ocupação da Faculdade de Medicina, em 1977

Exposição rememora movimento estudantil nos “anos de chumbo”

segunda-feira, 4 de junho de 2007, às 15h24

Será aberta nesta segunda-feira, 4, na Faculdade de Medicina da UFMG, a exposição Memória do Movimento Estudantil - 30 anos do III ENE. A abertura acontece às 19h, no saguão da Faculdade (avenida Alfredo Balena, 190, campus Saúde) e faz parte das comemorações dos 80 anos da Universidade.

O evento rememora a realização, em 1977, do 3º Encontro Nacional dos Estudantes (ENE), na Faculdade de Medicina, abortada pela invasão da Polícia Militar, na qual foram presos cerca de 400 alunos. A iniciativa tem apoio do Projeto República, do departamento de História da Fafich, e da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE).

Programação
A exposição Memória do Movimento Estudantil - 30 anos do III ENE, com fotos da época e textos esclarecedores sobre o episódio, será aberta solenemente nesta segunda feira, às 19h, no saguão da Faculdade de Medicina. A partir de 20h, no Diretório Acadêmico, ao lado do prédio da Faculdade, acontece uma festa de confraternização entre os estudantes da UFMG que participaram do movimento.

A mostra foi organizada pelo Projeto República, que desenvolve pesquisa sobre o movimento estudantil e está reunindo o acervo dessa memória, que inclui a criação de um site para disponibilização dos documentos à consulta pública. Doações de materiais sobre movimento estudantil podem ser feitas através do telefone 3409-5513, com Wilkie. (Leia mais)