Habilidades de leitura e escrita desenvolvidas por crianças com três anos de escolaridade é o tema abordado da conferência da professora Delaine Cafiero, da Faculdade de Letras da UFMG, que participa da última edição do Ceale Debate do semestre, no dia 14 de junho. Aberto ao público, o evento é realizado no auditório Prof. Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE), sempre às 19h30, e não há necessidade de inscrição prévia. Pesquisadora do Ceale, Delaine Cafiero é doutora em lingüística pela Universidade Estadual de Campinas e autora do livro Leitura como processo, publicado pela coleção Alfabetização e Letramento, do Ceale. Atualmente, a professora trabalha na equipe de coordenação da Avaliação Censitária do Ciclo de Alfabetização. Pioneirismo mineiro A maioria dos alunos, 61,1%, encontra-se em estágio intermediário: basicamente lêem frases. Outros 17,4% dos alunos estão com baixo desempenho em leitura e escrita: são capazes apenas de ler e escrever no máximo palavras soltas.
A partir de resultados da Avaliação Censitária, que vem sendo realizada com alunos que ingressaram aos 6 anos, em 2004, na rede pública de ensino de Minas Gerais, a conferencista apresentará o que as crianças, após três anos de escolaridade, sabem sobre a escrita. Além disso, analisará os métodos de um estudo sistêmico, as diferenças entre avaliação amostral e censitária, os resultados da Avaliação Censitária de 2006, e apresentará sugestões sobre como melhorar os resultados de leitura e escrita nas séries iniciais.
Minas Gerais foi o estado pioneiro, no Brasil, a implementar a obrigatoriedade do Ensino Fundamental de nove anos. A ampliação do tempo de escolaridade, desde 2004, busca propiciar melhores condições para aquisição da leitura e da escrita por crianças de todas as classes sociais. Foram realizadas capacitações de professores, monitoramento por meio de avaliações sistêmicas periódicas e várias outras ações para conseguir que um maior tempo da criança na escola resulte em melhorias na aquisição da escrita.
Por dois anos seguidos, já foi aplicada pela equipe do Ceale a Avaliação Censitária do Ciclo de Alfabetização. Participaram do último teste um total de 259.734 crianças, com três anos de escolaridade. Os resultados indicam que 21,5% delas encontram-se num estágio recomendável de desempenho: estão alfabetizadas e conseguem resolver problemas difíceis na leitura; e, entre outras coisas, conseguem identificar o assunto de uma frase e/ou de um texto curto e estabelecer relações de continuidade temática.
Transmissão ao vivo
A palestra terá o áudio transmitido ao vivo pela Rádio FaE, em sua página na internet (www.radio.fae.ufmg.br), ou no Portal Ceale (www.fae.ufmg.br/ceale), onde também ficarão disponíveis os arquivos da apresentação utilizada pela conferencista.
Criado em março de 1994, o Ceale Debate é um evento permanente, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão complementar da FaE. O objetivo é apresentar e discutir estudos e pesquisas finalizados, ou em fase de conclusão, que possam auxiliar a atuação e a formação de profissionais envolvidos no ensino da leitura e da escrita.