O historiador francês Serge Gruzinski apresenta, neste momento, no auditório da Reitoria, a conferência História e Mundialização. A vinda do pesquisador à Universidade é fruto de iniciativa conjunta entre o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Fundação Ford. Além da conferência desta segunda-feira, 11 de junho, o pesquisador participa de outras duas atividades na Universidade. No dia 15 de junho, às 9h30, apresenta, no auditório Sônia Viegas, da Fafich, a palestra A Elite globalizada na cultura da Renascença. Já no dia 20 de junho, às 14h, no auditório Prof. Baesse, também da Fafich, acontece o Encontro Transdisciplinar sobre Cultura e Globalização no Séc. XVI, que terá como debatedor o professor Carlos Antônio Leite Brandão, presidente do Ieat. O pesquisador É autor de vários artigos e ensaios e também das seguintes obras já com tradução brasileira: A colonização do imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol, sécs. XVI-XVIII; A guerra das imagens: de Cristovão Colombo a Blade Runner (1492-2019); O pensamento mestiço. Confira a programação da visita de Serge Gruzinski à UFMG: 11 de junho 15 de junho 20 de junho
Serge Gruzinski é historiador e paleógrafo, formado pela École de Chartes, professor na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e curador do Museu do Quai Branly, de Paris.
Não haverá tradução simultânea para as atividades de Gruzinski na Universidade, pois o historiador é fluente na língua portuguesa. Mais informações no endereço eletrônico www.ufmg.br/ieat ou pelo telefone (31) 3409-4123.
Grande conferência História e Mundialização
14h30
Auditório da Reitoria
Palestra A elite globalizada na cultura da Renascença
9h30,
Auditório Sônia Viegas (Fafich)
Encontro Transdisciplinar Cultura e Globalização no Séc. XVI
Debatedor: Professor Carlos Antônio Leite Brandão (Arquitetura/UFMG)
14h
Auditório Prof. Baesse (Fafich)