Universidade Federal de Minas Gerais

planeta-dos-macacos.jpg
Cartaz de O planeta dos macacos, um dos filmes analisados no livro

Professor da FAE organiza livro sobre história da ciência no cinema

quinta-feira, 21 de junho de 2007, às 11h42

Durante quase dois anos, o professor da Faculdade de Educação, Bernardo Jefferson de Oliveira, reuniu artigos de professores da UFMG e especialistas de outras instituições que analisam a história da ciência por meio de narrativas cinematográficas.

O resultado é o livro História da ciência no cinema 2, que será lançado no próximo sábado, 23, no bazar Balaio de gato (rua Piauí, 1052 - Funcionários), às 11h.

Oliveira explica que, como primeiro livro da série, a idéia da obra é discutir a representação da ciência no cinema. "Temos grande interesse em entender como a ciência é retratada nos filmes, pois o cinema é um meio de comunicação que tem influência direta na opinião pública", comenta.

Nesta edição, treze autores analisam desde o clássico O planeta dos macacos, à narrativa biográfica de A vida de Louis Pasteur, a comédia O inglês que subiu a colina e desceu a montanha e o drama Freud além da alma. Ao todo, são dez filmes analisados.

Participam da coletânea os professores e especialistas Bernardo Oliveira, Betânia Figueiredo, Eduardo Mortimer, Graciela Oliver, Luisa Massarani, Marcus Vinicius Freitas, Margaret Lopes, Mauro Condé, Ram Mandil, Robson Araújo, Rosana Monteiro e Vândiner Ribeiro.