Universidade Federal de Minas Gerais

frame_scientia.bmp

TV UFMG e UFPR TV compartilham programação

terça-feira, 24 de julho de 2007, às 16h26

A TV UFMG e a UFPR TV, emissora da Universidade Federal do Paraná, dão início nesta quinta-feira, dia 26, a uma parceria inédita que reforça a operação de uma rede de intercâmbio de arquivos digitais entre Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e canais universitários.

Nesse dia, às 13h, a TV UFMG passa a veicular o programa Scientia, produzido pela UFPR TV. O programa também será reprisado às terças-feiras, às 10h, e às quartas-feiras, às 14h. A cada mês, uma nova edição do programa será exibida na TV UFMG.

O compartilhamento de conteúdo entre as emissoras universitárias de televisão é um projeto da RedeIfes, que busca democratizar o acesso à informação, ao disponibilizar arquivos de publicações eletrônicas acadêmicas – audiovisuais, documentários, músicas, fotografias, entre outros - para uso livre e gratuito, para todas as integrantes da Rede.

Independência
Coordenado pelo professor Carlos Rocha, do departamento de Comunicação da UFPR, a RedeIfes pesquisou modelos de compactação de vídeo adequados ao tráfego na Internet, e utiliza a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), estrutura de alta capacidade que interliga as universidades federais.

Para Carlos Rocha, a possibilidade de realizar troca de programação entre as emissoras é uma vitória da RedeIfes. Além do baixo custo, o compartilhamento de programas preserva a autonomia das emissoras e as diversidades regionais. “A gerência da rede é totalmente democrática, não interfere em nada, não diz o que cada um deve baixar; apenas monitora o tráfego, registra quais os programas mais baixados e as palavras-chave mais procuradas, de forma a gerar informações para a pesquisa”, ressalta Rocha.

O coordenador da TV UFMG, Mário Quinaud, também vê a autonomia como um dos maiores ganhos da RedeIfes. “Este projeto põe por terra a idéia de que o compartilhamento de programas está necessariamente ligado à prática da chamada cabeça-de-rede, em que a emissora que oferece o programa determina quando e como as outras podem usá-lo”, explica.

Qualidade
Na opinião do diretor-assistente do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, Marcílio Lana, a troca de programação terá influências positivas na forma de produção de cada emissora, que poderão se concentrar mais na qualidade do que produzem, sem excessiva preocupação com a quantidade necessária para cobrir toda a grade de programação. A análise de Lana é endossada pelo coordenador da TV UFMG, Mário Quinaud: “Um programa de quinze minutos pode exigir até um dia de trabalho”.

Do ponto de vista técnico, a experiência vai melhorar a qualidade de compactação de vídeo, criar sistemas de busca inteligente e de alimentação com interface simplificada.

Outra vantagem, lembra Quinaud, é a manutenção dos “sotaques locais”, isto é, a possibilidade de dar visibilidade ao trabalho realizado em todas as instituições, sem a padronização de determinados conteúdos em detrimento das produções regionais. “Todas as emissoras podem oferecer seus programas”, destaca Mário Quinaud.

Segundo ele, a TV UFMG deverá oferecer, inicialmente, às emissoras parceiras, as produções Realidade, que tem formato de reportagem; Câmera aberta, que é uma revista eletrônica; Ponto de Encontro, programa de entrevista que trata do fazer cultural em Minas Gerais; e Paratodos, espaço para mostra de vídeos alternativos. “Faltam apenas acertos nos procedimentos técnicos, para que possamos colocar nossa produção na Rede”, prevê o coordenador da TV UFMG.

Teste
O programa Scientia que será veiculado nesta quinta-feira trata exatamente da RedeIfes. Ao abordar a evolução da comunicação, aborda o papel das TVs universitárias e da necessidade do trabalho em rede para melhorar as grades de programação.

No final de 2006, edição anterior do Scientia serviu como teste para a nova modalidade de parceria. À época, a TV da UFPR disponibilizou o programa em três diferentes formatos, que foram baixados e avaliados pelos técnicos da TV UFMG. “Foi um teste, para verificarmos o tempo necessário e a qualidade de cada formato”, explica Mário Quinaud.

“Para nós é um orgulho que o Scientia seja exibido em outras praças, pois demonstra o reconhecimento da qualidade do programa”, afirma o jornalista Eduardo Bettega, responsável pela produção, pauta e reportagens do Scientia, cujas edições semanais têm em média 30 minutos de duração. O programa também é veiculado pela emissora de TV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bettega comenta que a veiculação do programa pela TV UFMG já gerou mudanças na produção do Scientia. “Quando conversei com o Mário Quinaud, descobri que, em vez de um único bloco, deveríamos dividi-lo em três, e nunca ultrapassar o tempo de 30 minutos. Também contratamos a estagiária Damaris Thomasini, para produzir o programa”, conta.

Ele acredita que, além de gerar material suficiente para alimentar a grade de programação das emissoras universitárias, a ampliação do intercâmbio entre as universidades poderá ter um impacto sobre o modo de produção dos canais. “Poderemos ter mais investimentos, não só para aumentar a qualidade de informações, mas a própria qualidade plástica da produção”.

Origem
O professor Carlos Rocha conta que a RedeIfes surgiu como proposta em 2003, quando a UFPR sugeriu a formação de uma rede que usasse o máximo possível a infra-estrutura existente. “Esse projeto nasce em total consonância com a realidade das Ifes, e uma dessas premissas é o respeito à autonomia das Instituições e às diversidades regionais”, afirma.

Além da oferta de programas audiovisuais, a RedeIfes pretende incentivar o intercâmbio digital de fotografias, CDs e outros conteúdos que poderão ser utilizados pelas emissoras de rádio institucionais e até mesmo em sala de aula. Rocha reitera que a gestão da rede é democrática e que a única exigência para participar do compartilhamento é o uso de login e senha de acesso, o que possibilita o controle de usuários. “Isso retroalimenta o sistema, gerando material para pesquisas e para a própria melhoria da Rede”, diz o professor.

Fazem parte da RedeIfe, além da UFMG e da UFPR, a UFRS, UFRN, UNB, UFBA, UFMT, UFRJ, UFRR, UFRO, e dez estaduais, do Paraná e Piauí. Outras instituições públicas que queiram utilizar as produções disponibilizadas pela RedeIfes devem fazer contato com a gerência, pelo endereço eletrônico redeifes@ufpr.br.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente