Começou hoje, em todo o estado, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2007, resultado de um convênio entre a Secretaria de Educação de Minas e a UFMG. O objetivo é avaliar os níveis de leitura e escrita alcançados por alunos da 3ª série do ensino fundamental, em escolas municipais e estaduais. O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG é responsável por toda a parte pedagógica do teste, desde a concepção até a elaboração das provas, que serão aplicadas até sexta-feira. “O Proalfa permite verificar mais cedo as questões de ensino e de aprendizagem, em vez de constatar o fracasso já no fim de um ciclo”, afirma Gladys Rocha, pesquisadora do Ceale e coordenadora do teste. O programa prevê intervenções pontuais na aprendizagem dos alunos que apresentarem algum tipo de deficiência na alfabetização. O Proalfa é aplicado duas séries antes da Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb), realizada pelo Ministério da Educação no fim de cada ciclo de ensino. Baixo desempenho Além dos testes com os alunos da 3ª série, será realizada uma avaliação amostral com estudantes da 2ª e da 4ª séries do ensino fundamental, que tem como foco a escola e o sistema de ensino. Três níveis O Proalfa classifica os alunos por três níveis de aprendizado: baixo (lêem e escrevem palavras isoladas, mas não compreendem o sentido de uma frase), intermediário (lêem e escrevem frases e mostram algumas capacidades de letramento) e recomendável (lêem e compreendem pequenos textos). A meta da Secretaria de Educação de Minas é que todas as crianças atinjam o nível recomendável até os oito anos de idade.
Este ano, serão avaliados 310.450 alunos, matriculados em 8.262 escolas públicas de Minas Gerais. No ano passado, o Proalfa constatou que 82% dos estudantes da 3ª série do ensino fundamental liam e escreviam. Outros 17,4%, ou cerca de 40 mil alunos, apresentaram baixo desempenho e foram submetidos ao Programa Intensivo de Educação, implantado pelo governo do estado. Os resultados desse programa também serão verificados pelo Proalfa 2007.
A primeira edição do Proalfa ocorreu em 2005, mas, naquele ano, o objetivo foi medir os impactos da implantação, pela Secretaria de Educação, do ensino fundamental de nove anos. A avaliação dos níveis de alfabetização começou no ano passado.