Universidade Federal de Minas Gerais

vestibular-2008-contagem_3.jpg

Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis é o 49º curso de graduação da UFMG

sexta-feira, 14 de setembro de 2007, às 18h50

A UFMG anunciou nesta sexta-feira, dia 14, a criação de uma nova graduação. Trata-se do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, que será oferecido já no Vestibular 2008. As inscrições serão efetuadas no período de 21 de setembro a 4 de outubro apenas pela Internet (www.ufmg.br/copeve).

O edital será publicado na segunda-feira, dia 17, no Minas Gerais e também ficará disponível na página eletrônica da Copeve. Serão oferecidas 30 vagas com entrada única no primeiro semestre de 2008.

O curso, o 49º da UFMG, será oferecido pela Escola de Belas-Artes, a primeira unidade de ensino superior a oferecer um programa de pós-graduação no Brasil nesta área. O projeto de criação do curso tramitou durante cinco anos e foi aprovado na última quinta-feira, dia 13, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Primeira do gênero no Brasil, a graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis preenche uma lacuna na formação profissional em preservação patrimonial. A pró-reitora adjunta de Graduação, Carmela Polito, diz que a experiência da pós-graduação da UFMG nesse campo – coordenada pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) – foi decisiva para que a instituição decidisse também oferecer um curso de graduação.

Uma das marcas do novo curso é o seu caráter interdisciplinar, pois envolve professores da Fafich, das faculdades de Letras e de Educação e do ICEx.