Universidade Federal de Minas Gerais

Foto: Foca Lisboa
DSC_9472.JPG
O Ministro da Educação do Brasil Fernando Haddad destacou a importância do tema do evento durante a cerimônia de abertura

Abertura oficial do Congresso Internacional de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos ocorre agora na UFMG (Republicada)

domingo, 16 de setembro de 2007, às 20h33

O discurso do ministro da Educação, Fernando Haddad, encerrou a cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Reitores Latino-Americanos e Caribenhos, resultado de uma parceria entre o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), órgão da Unesco, a UFMG e o MEC.

O encontro, que acontece até a quarta-feira, 19 de setembro, no campus Pampulha, tem como tema o Compromisso Social das Universidades da América Latina e Caribe e será transmitido ao vivo pelo portal de notícias da Universidade, em parceria com a TV UFMG, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Universidade.

Ao reitor da UFMG Ronaldo Tadêu Pena e anfitrião coube declarar aberta a solenidade. Emocionada, a diretora do Iesalc, professora Ana Lúcia Gazzola, reitora da UFMG no período de 2002 a 2006, foi a primeira a discursar, seguida pelo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Diógenes Ciloni.

Foto: Foca Lisboa
DSC_9402.JPG
O auditório da Reitoria da UFMG, no campus Pampulha, reúne representantes de 223 instituições de 29 países

Desafio
O discurso do reitor Ronaldo Tadêu Pena, por sua vez, teve seqüência com as palavras do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ewaldo Ferreira Vilela (presentando o governador Aécio Neves), que antecedeu o ministro Fernando Haddad. A presença ainda dos vice-ministros de Educação Superior do México, Rodolfo Tuirán Gutiérrez; da Venezuela, Tibisay Hung; da Bolívia, Ramiro Tapia Sainz; além de 199 reitores e 55 vice-reitores de instituições de ensino superior de 29 países da América Latina e do Caribe; foram anunciadas pelo cerimonial.

Responsávelo pela primeira palestra do congresso, intitulada como "Educação e responsabilidade social: um desafio de todos", a professora Ana Luiza Machado, diretora adjunta de Educação da UNESCO, concluiu seu pronunciamento às 21h20, quando teve início o coquetel de abertura oferecido a todos os presentes.

Segundo a professora Ana Lúcia Gazzola, o Congresso tem como meta abordar o compromisso social das universidades da América Latina e do Caribe e abrir oportunidades para cooperação entre as instituições. “Nossas universidades devem, sim, se preocupar com a produção de um conhecimento de qualidade, mas não podem perder de vista a sua pertinência e relevância. Elas precisam estar enraizadas em sua terra e sintonizadas com o seu tempo”.