O grupo Filosofia de Ensino, Pesquisa e Extensão/PET promove, em parceria com o grupo Uirapuru de Filosofia e Educação, o evento Interseções: Encontros com a Filosofia . O encontro teve início ontem e se estende até quinta-feira, dia 27, sempre a partir das 14h, no auditório da Faculdade de Letras, campus Pampulha. As discussão apontam os diálogos que a filosofia estabelece com outros campos do saber, com a presença dos professores Walter Kohan (UERJ), Luís Dutra (UFSC), Alberto de Barros (USP) e Olímpio Pimenta (UFOP), assim como os professores da UFMG, Carmem Lúcia Eiterer (FAE), Bernardo Jefferson (FAE), Juarez Rocha Guimarães (FAFICH) e Myriam Ávila (FALE). A programação de hoje, dia 25, é a palestra "Filosofia e Ciência", com o professor Luís Dutra (UFSC). O debatedor será o professor Bernardo Jefferson (UFMG - FAE). Amanhã, quarta-feira, o tema será "Filosofia e Política", apresentado pelo professor Alberto de Barros (USP), e que terá como debatedor o professor Juarez Rocha Guimarães , do Departamento de Ciências Políticas da UFMG. Na quinta, 27 de setembro, a palestra "Filosofia e Literatura", do professor Olímpio Pimenta (UFOP), tendo como debatedora a professora Myriam Ávila, da Faculdade de Letras da UFMG, encerrará o encontro. Maiores informações podem ser obtidas no site www.fafich.ufmg.br/petfilosofia
O objetivo é abordar a interdisciplinaridade na filosofia, a partir do levantamento de questões como em que momento essa área específica do conhecimento sai dos seus domínios e entra em diálogo com outros campos do saber: é a identidade que se perde ou esse trânsito é próprio da natureza da filosofia?
O público alvo do evento é amplo, abrangendo estudantes e professores de filosofia e também alunos e profissionais das outras disciplinas, que se apresentam como interlocutoras da filosofia. Os temas serão "Filosofia e Educação", "Filosofia e Ciência", "Filosofia e Política" e "Filosofia e Literatura".
Obrigatoriedade
O novo contexto na política educacional do Brasil, ou seja, a obrigatoriedade da inclusão do ensino de filosofia (assim como o de sociologia) no ensino médio, abriu a série de debates. Ontem, teve destaque o impasse gerado pelo novo contexto, focando não apenas os aspectos institucionais da obrigatoriedade da disciplina, mas também das linhas de pensamento que envolvem o ensino de filosofia. Os debatedores foram o professor Walter Kohan da UERJ e a professora Carmem Lúcia Eiterer da Faculdade de Educação da UFMG.