Universidade Federal de Minas Gerais

Bernardo Hélio/Agência Câmara
200710071213_20071002bp001.jpg
O reitor Ronaldo Pena e os deputados Nárcio Rodrigues e Arlindo Chinaglia, na mesa da Câmara, durante homenagem à UFMG

Câmara dos Deputados presta homenagem aos 80 anos da UFMG

terça-feira, 2 de outubro de 2007, às 11h36

A Câmara dos Deputados realizou hoje, em Brasília, sessão solene em homenagem aos 80 anos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), completados em 7 de setembro. A cerimônia teve a presença do reitor Ronaldo Tadêu Pena e de outros integrantes da administração da universidade.

A proposta da sessão solene foi apresentada pelos deputados federais Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), primeiro vice-presidente da Câmara e coordenador da bancada para assuntos do governo de Minas, e Virgílio Guimarães (PT-MG), coordenador na relação com o governo federal.

Diversos deputados homenagearam a universidade. O presidente da casa, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a UFMG é destaque nacional e internacional pelo seu alto nível e é referência em universidade pública no Brasil. Chinaglia citou, como exemplo, o fato de a UFMG ser uma das cinco instituições de ensino superior brasileiras classificadas entre as 500 melhores do mundo, em ranking organizado por uma entidade chinesa.

Desempenho
O presidente da Câmara destacou, também, levantamento do jornal O Estado de S.Paulo, que aponta crescimento de 258% da produção científica da UFMG nos últimos dez anos, o maior índice do País, e lembrou que a universidade teve o melhor resultado nas três últimas edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Segundo Chinaglia, ao homenagear os 80 anos da instituição, a Câmara "reafirma seu apreço pela educação, fator indispensável para o pleno exercício da cidadania e efetivo desenvolvimento do país".

(Com informações da Agência Câmara)