Universidade Federal de Minas Gerais

Ministério da Ciência e Tecnologia
comendador1.jpg
As insígnias de comendador são colar de fita e medalha, miniatura, barreta e botão para lapela

Professores da UFMG recebem Ordem Nacional do Mérito Científico (Republicada)

quarta-feira, 10 de outubro de 2007, às 8h39

Três professores da UFMG serão contemplados hoje com a Ordem Nacional do Mérito Científico, durante solenidade no Palácio do Planalto, às 15 horas. A cerimônia terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende. Serão agraciados na Classe Comendador os professores Ricardo Tostes Gazzinelli e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Nívio Ziviani, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

O professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida, do ICEx, premiado na Classe Comendador em 2006, também receberá sua insígnia e diploma durante a solenidade de hoje.

Instituída com base no Decreto nº 4.115, a Ordem premia personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico. São duas categorias de condecoração: Grão-Cruz (200 vagas) e Comendador (500).

A Ordem possui também uma medalha de prata, com a inscrição "Medalha Nacional do Mérito Científico", outorgada pelo presidente da República a pessoa jurídica que tenha se destacado pela realização de trabalho ou prestação de serviço relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, o Chanceler. A Ordem tem um Conselho composto pelo ministro da Ciência e Tecnologia – que o preside na qualidade de Chanceler – e pelos ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação. O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia é o secretário-executivo da Ordem. A Academia Brasileira de Ciências se incumbe das atividades administrativas da Ordem, de acordo com convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia.