Universidade Federal de Minas Gerais

Site do Grupo Galpão
moliere_galpao.jpg
Cena do espetáculo Um Molière Imaginário, do Grupo Galpão

Grupo Galpão apresenta Um Molière Imaginário no campus Pampulha

quarta-feira, 17 de outubro de 2007, às 14h00

A UFMG vai transformar o campus Pampulha em palco para o espetáculo Um Molière Imaginário, do Grupo Galpão. A apresentação será hoje à noite, a partir das 19h30, no gramado da Reitoria, com entrada gratuita. O espetáculo, criado em 1997, é baseado na obra O Doente Imaginário, de Molière, e tem como pano de fundo a investigação da natureza e da função do teatro, ao mesmo tempo em que homenageia o artista francês do século XVII que é considerado o mais importante comediógrafo de todos os tempos.

O evento faz parte da comemoração dos 80 anos da UFMG. Mais de cem cidades brasileiras já assistiram à peça em praças e ginásios. Fiel ao humor crítico de Molière e à irreverência característica do Grupo Galpão, o espetáculo é temperado com o lirismo presente nos entreatos, em que um Molière imbuído do espírito de Brás Cubas, de Machado de Assis, contracena com seu último personagem, Argan.

Trilha
Um dos destaques da montagem é a trilha sonora que, variando da ópera ao bolero, é executada ao vivo pelos próprios atores. Fernando Muzzi compôs as canções e temas dos entreatos e Ernani Malleta, os trechos operísticos interpretados pelo casal de amantes.

Em Um Molière Imaginário, o Grupo Galpão trabalhou sob a direção de um de seus componentes, o ator Eduardo Moreira, para um texto – elaborado a partir de improvisos dos atores – do dramaturgista Cacá Brandão, diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdiciplinares da UFMG (IEAT).

O Grupo Galpão tem patrocínio exclusivo da Petrobras.