Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
DSC_1497.JPG
O gramado da Reitoria foi palco para as aventuras do Don Giovanni de Mozart

Cantores e músicos interpretam ópera de Mozart na Pampulha

terça-feira, 30 de outubro de 2007, às 18h15

Cerca de 250 pessoas assistiram na tarde desta terça-feira, no gramado em frente à Reitoria da UFMG, a uma versão reduzida de adaptação da ópera Il Dissoluto Punito Ossia Don Giovanni, de Mozart. A versão integral do espetáculo será apresentada em cinco praças de Belo Horizonte na segunda quinzena de abril de 2008, como parte projeto cultural Don Giovanni nas Ruas. O lançamento integrou as comemorações dos 80 anos da UFMG, que é parceira do projeto.

A ópera, que tem libreto do italiano Lorenzo dal Ponte, completa este mês 220 anos de sua estréia em Praga. No espetáculo, Don Giovanni – no original, o arrogante nobre espanhol que ficou mais conhecido como Don Juan – incorpora um sedutor latifundiário das Minas Gerais do século 18, e a trama e os personagens fazem referência à antiga capital mineira, Vila Rica – atual Ouro Preto.

Segundo Daniel de Souza, maestro e diretor geral do espetáculo, a iniciativa pretende tornar a cultura um produto mais acessível à população. “O projeto é inovador e terá o poder de levar a cultura para as pessoas que não podem freqüentar as casas de espetáculos”, disse o maestro. A versão apresentada no campus Pampulha lançou mão da projeção no telão das legendas com a tradução do texto.

Perto do público

Rônei Sampaio, do 3º período de Comunicação Social, estava lá. “A riqueza desse tipo de evento está na dessacralização das produções eruditas, trazendo-as para perto do grande público”, ele comentou. Júnia Guedes, do 8º período de Letras, estuda à noite a aproveitou o intervalo entre o trabalho e as aulas para assistir ao espetáculo. “É muito interessante porque nem todos conhecem esse tipo de arte”, disse.

As professoras Monica Rodriguez e Marisa Bonjardim, do ICB, lembraram a importância do resgate da cultura, sobretudo para os estudantes. "Além disso, é o tipo de evento que deixa a gente mais leve”, disse Mônica.