No próximo domingo, dia 2 de dezembro, 284 inscritos participarão do Processo de Certificação Ocupacional para candidatos a gerente regional de saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O objetivo é avaliar a capacitação dos concorrentes e seu domínio de conhecimentos técnicos na área. O processo de certificação é coordenado pela Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e tem diversas etapas. A de domingo é a etapa de conhecimentos e vai ocorrer em 13 cidades mineiras, das 8h às 12h. As outras fases são as de dinâmica situacional, análise de perfil comportamental e entrevista. A certificação não significa concurso para cargo ou função pública. Ela apenas credencia profissionais para formação de banco de potencial. Os certificados têm validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. A relação geral dos participantes do processo que obtiverem a certificação será divulgada, a partir de 19 de dezembro, nos sites das secretarias de Planejamento e Saúde e no site da Fundep. Os resultados individuais do exame de conhecimento, dinâmica situacional e entrevista estarão disponíveis no site da Fundep, com acesso restrito ao usuário, mediante número de inscrição e senha.
Para o exame de conhecimentos, os candidatos devem chegar ao local 60 minutos antes do início das provas com documento original de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha. O local de prova pode ser consultado no site da Fundep.
Origem do certificado
O certificado surgiu a partir de consulta da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão ao Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, em 2006, sobre a possibilidade de desenvolvimento de sistema de certificação de competências para funções gerenciais do Estado. O sistema é uma inovação na administração pública brasileira.