Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
DSC_4960.JPG
Temporão, ao centro, profere aula inaugural ao lado do reitor Ronaldo Pena

Ministro da Saúde abre novo curso de especialização em saúde da família

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008, às 18h51

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresentou hoje, na Faculdade de Medicina da UFMG, a aula inaugural do novo curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (modalidade educação a distância), oferecido pela universidade. O curso é dirigido à formação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas de equipes de saúde da família em Minas Gerais.

A primeira turma tem 400 alunos. O curso conta com financiamento dos ministérios da Saúde e da Educação, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), e do BNDES. Além de suporte pela internet, a UFMG oferecerá orientação presencial nos municípios-pólos de Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba.

A aula inaugural foi acompanhada nessas cidades por videoconferência. Os alunos do curso puderam, também, fazer perguntas para o ministro. O evento na Faculdade de Medicina teve as presenças do reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, e de dois ex-ministros da Saúde, o deputado federal José Saraiva Felipe e o diretor da Anvisa José Agenor Álvares da Silva. Também participaram o secretário municipal de Saúde, Helvécio Magalhães, dirigentes do Ministério da Saúde e o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna. O ministro da Educação, Fernando Haddad, não pôde comparecer por problemas de agenda.

Tendência mundial
Na cerimônia, Temporão destacou a tendência mundial de orientar os serviços de saúde para a atenção primária. "Belo Horizonte é um grande exemplo de orientação nesse sentido, de integração dos serviços de saúde e de participação da universidade", afirmou o ministro. Ronaldo Pena cumprimentou os 400 novos alunos e os professores que elaboraram o projeto. "É a tecnologia viabilizando a saúde", destacou o reitor.

Após a aula inaugural, o ministro Temporão participou da solenidade de formatura de duas turmas do curso de especialização em Saúde da Família, conhecido como BH Vida, embrião do novo curso a distância. Ele é oferecido pela UFMG desde 2001 a profissionais da rede municipal, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo federal. O evento foi no Dayrell Minas Hotel.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)